https://esmlcomposition.blogspot.com/2024/05/semana-da-composicao-2024.html
27 de Maio a 1 de Junho de 2024
A Semana da Composição 2024 é a décima primeira edição deste evento anual, organizado por alunos e professores do departamento de Composição da Escola Superior de Música de Lisboa.
Com um extenso programa de atividades ao longo de uma semana (conferências de manhã e concertos à noite), a SdC contempla a apresentação pública de obras de jovens compositores alunos da ESML, docentes e convidados , interpretada por intérpretes também alunos.
Este ano, a Semana da Composição integra ainda o Projecto NoiseFloor. Este consiste numa colaboração entre vários investigadores do Departamento de Música e Som, da Universidade de Staffordshire, focado na promoção, produção e desenvolvimento artístico/científico nas áreas da música eletroacústica, visual e outras formas de expressão artística sonora e cinematográfica, coerentes com uma estética moderna e experimental.
Esta coordenação dá oportunidade aos alunos e público geral de assistir a diversas conferências e concertos (entre os quais, estão inseridas apresentações no sistema de som imersivo em formato cúpula - de 15 canais - da própria escola).
Neste sentido, toda a comunidade escolar e simpatizantes estão convidados a vir assistir aos eventos promovidos pelo NoiseFloor, na Semana da Composição 2024.
(Para aceder a mais informações sobre o NoiseFloor, visitar:https://noisefloor.org.uk/).
Produção: Barbara João, Cristóvão Almeida, Isabella Bank, Lucas Gonçalo Silva, Marta Domingues, Miguel Tiago Moura e Nuno Castellanos
Com o apoio dos Professores de Composição Ana Seara, Carlos Caires, Carlos Marecos, Jaime Reis e o Professor de Tecnologias da Música, Sérgio Henriques
Uma iniciativa por parte da Escola Superior de Música de Lisboa, que visa dar oportunidade aos alunos de Composição darem mostras do seu trabalho.
De segunda feira a sábado, poderá ter oportunidades de ver Conferências de interesse para o panorama musical actual, e concertos que retratam sonoramente o discurso musical que a escola tem produzido através dos seus alunos.
Semana da Composição da ESML 2022 | Conferências e Concertos
mais informações em: https://esmlcomposition.blogspot.com/
O pianista e compositor Ted Rosenthal (docente na Juilliard School e na Manhattan School of Music) irá apresentar na ESML, no próximo dia 9 de junho pelas 14h, uma Masterclass intitulada "Jazz improvisation and composition: from standards to jazz opera".
DATA: 18 e 25 de janeiro 2022
HORA: 11h-13h e 14h-16h
LOCAL: ESML Sala 2.1
O Fórum de Investigação em Ensino de Música tem como objectivo principal proporcionar aos alunos do Mestrado em Ensino de Música da ESML, ex-alunos, professores e outros investigadores um espaço de debate e de apresentação de ideias, propostas e trabalhos em torno da investigação em Ensino de Música. No âmbito deste Fórum com periodicidade semestral irá promover-se a divulgação científica, discussão teórica e articulação entre investigadores nas várias áreas do Ensino de Música através da apresentação e discussão de trabalhos em curso, assim como de investigações já terminadas.
Actividade enquadrada no projeto MusicEd - Perspetivas sobre o ensino de música e sociedade
informação adicional:
https://research.esml.ipl.pt/index.php/projectos/item/1934-perspetivas-sobre-o-ensino-de-musica-e-a-sociedade
A sentidosilimitados, associação cultural através do projeto Compota (www.compota.pt), em parceria com a Biblioteca de Marvila (BLX-CML) e o apoio da República Portuguesa / Direção-Geral das Artes, organiza um conjunto de atividades dirigidas ao público em geral, oferecendo diferentes oportunidades de participação.
Enquadrado no programa de Residência Compota na Biblioteca de Marvila aqui ficam algumas sugestões onde pode participar, já a partir de 11 de setembro.
A Esml recebe a compositora finlandesa Kaija Saariaho para uma conferência/encontro com estudantes de música.
A conversa será conduzida pelo compositor Vasco Mendonça.
[Actividade aberta ao público]
Nascida em Helsínquia em 1952, Kaija Saariaho estudou na Academia Sibelius, local onde com Paavo Heininen e Magnus Lindberg entre outros, fundou o progressivo grupo "Ears Open". Continuou posteriormente os seus estudos em Freiburg com Brian Ferneyhough e Klaus Huber, nos cursos de verão de Darmstadt e, a partir de 1982, no instituto de investigação IRCAM em Paris, a cidade que tem estado a maior parte do tempo desde então.
[mais em https://saariaho.org/]
Vasco Mendonça (n.1977) formou-se em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa, mudando-se posteriormente para Amesterdão, cidade onde obteve o MMus em Composição, sob a orientação de Klaas de Vries. Tem obras realizadas na Europa, em locais como o Het Concertgebouw, Ysbreker (Amesterdão), Vredenburg (Utrecht), Beursschowburg (Bruxelas) e a Casa da Música (Porto).
Obras recentes incluem Reset (co-produção Festival Temps d'Image / Muziektheater Transparente) e Cadaveri (gravada pelo Trio Mediterrain no Clássico Concert Records).
Entre os intérpretes de sua música estão a Asko Ensemble, o Nieuw Ensemble e o Remix Ensemble.
Vencedor em 2004 do Prémio Lopes Graça de Composição, jovem compositor residente da Casa da Música.
Semana da Composição 2019
Conferências
ESML | Pequeno Auditório
De segunda a Sexta-feira, duas conferências por dia. Composição, Análise Musical, Performance, Estética, Tecnologias e História da Música.
Uma semana de concertos no Auditório Vianna da Mota. Destaque para as obras em estreia ou recentes.
Concertos
Debates
Conferências
Música de:
Ana Roque, André Lisboa, André Mota, André Simões, Andresa Vasconcelos, Carlos Caires, Christopher Bochmann, Fernando Lopes-Graça, Francisco Joaquim, Francisco Plantier, Hugo Ribeiro, Hugo Xavier, Jaime Reis, João Carlos Pinto, João Llano, João Madureira, João Pedro Oliveira, José Luís Ferreira, Moritz Eggert, Nicholas McNair, Pedro Louzeiro, Karlheinz Stockhausen, Marta Domingues, Paulo Novado, Pedro Latas, Ricardo Almeida, Sara Marita, Sérgio Lopes, Telmo Lopes
O projeto Peças Frescas é um “laboratório” que permite aos alunos de composição experimentar o resultado das suas criações musicais, ao mesmo tempo que começam a integrar-se nas atividades de investigação baseadas na prática da ESML.
Por outro lado, este ciclo possibilita a audição da nova música portuguesa em concertos públicos num palco de referência da cidade de Lisboa.
Ao envolver os alunos de composição, instrumento, canto e direção da ESML, o projeto Peças Frescas permite também que se estabeleçam diálogos entre aqueles que inventam a música e aqueles que a dão a conhecer ao público, os intérpretes, interação essencial para uma formação artística que se pretende dinâmica e completa.