Alexandra Simpson nasceu em Paris, filha de pais ingleses, iniciou os seus estudos musicais em França. Depois de obter aos 15 anos um Primeiro Prémio "por unanimidade com menção honrosa do júri" da Escola Nacional de Música de Brest, ela entra na classe de piano de Louis-Claude Thirion e na classe de música de câmara de Hortense Cartier-Bresson no Conservatório Nacional da Região de Boulogne-Billancourt. Obteve o Primeiro Prémio três anos mais tarde. Em 1991 ganha o Concurso Internacional Nérini, em 1992 o Concurso de Interpretação Musical Sept-Chapelles (tendo Dame Moura Limpany como Presidente do júri) e em 1993 o concurso Kersaint (tendo Anne Queffellec e, em 1994, o concurso de piano Bobet Gony, em Paris.

Em 1994, depois de ter tocado na Rádio France (Paris) para o Maestro Marek Janowski (maestro titular da Orquestra da Suisse Romande) foi-lhe atribuída uma bolsa pelo Rotary Clube que lhe permitiu estudar nos Estados Unidos, na Universidade de Indiana, com o pianista Georgy Sebok e na classe de música de câmara de Rostislav Dubinsky. Deu recitais nos Estados Unidos.

Em 1997 entrou na orquestra Metropolitana de Lisboa onde tocou como solista e em recitais de música de câmara em directo pela rádio e televisão. Foi professora na Academia Superior da Orquestra até 2012.

Colaborou regularmente com a orquestra da Fundação Gulbenkian e Orquestra Sinfónica Portuguesa do Teatro São Carlos onde tocou sob a direção de maestros como Esa Pekka Salonen, Jeffrey Tate, Eliahu Inbal, Josep Pons, David Gimenez, Lionel Bringuier,Pascal Rophé, Jean Sébastien Béreau, Jean Claude Casadesus,Pedro Neves, António Victorino d’Almeida…

Gravou para a banda sonora do documentário “Cartas a uma ditadura” realizado por Inês de Medeiros e com a Orquestra Gulbenkian. Gravou para o filme “A Carruagem” e em música de câmara “A sombra dos Sentidos” em 2018 da compositora Anne Victorino d’Almeida. Tocou em várias Master classes: Fergus McWilliam (Trompa), Samuel Bastos (Oboé), Gerardo Ribeiro
(Violino) e em recitais de festivais internacionais de sopros com solistas internacionais como Daniel Perantoni (Tuba), Demondrae Thurman (Eufônio), Stéphane Labeyrie (Tuba).

Profissionalizada, é actualmente professora na Escola de Música do Conservatório Nacional e na Escola Superior de Música de Lisboa.