Ricardo Martins começou os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa, em 1998, com Manuel Fernandes.

Nesta fase dos seus estudos, foi laureado com uma bolsa de estudos da Livraria Barata, e foi finalista para uma bolsa de estudos da Yamaha Music Foundation of Europe.

Entre 2004 e 2008, frequentou a licenciatura em piano na Escola Superior de Música de Lisboa, estudando com Jorge Moyano.

Mais tarde, reingressou na Escola Superior de Música de Lisboa para o mestrado em ensino da música, com supervisão de Jorge Moyano e Miguel Henriques, com “Leitura à primeira vista ao piano” como tema de dissertação.

Ricardo Martins tocou em masterclasses com alguns dos melhores músicos da Europa, como Rudolf Knoll, Ana Leonor Pereira, Hansjörg Schellenberger (Fundação Calouste Gulbenkian), Nuno Inácio, Nuno Ivo Cruz e Sophie Perrier (Escola de Música Nossa Senhora do Cabo) e Fergus McWilliam (Escola Superior de Música de Lisboa). Patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian, participou em workshops para correpetidores, recitativo acompanhado, e direcção com João Paulo Santos, Claudio Desderi, Jory Vinikour, e Paul McCreesh (inserido nos cursos da European Network of Opera Academies).

Como acompanhador e correpetidor, participou em várias produções de ópera, destacando-se Ohneama, de João Gilherme Ripper, com Marcelo de Jesus e o Coro do Teatro Nacional de São Carlos (2016), para o festival “Terras sem Sombra”, e Die Zauberflöte (2017-2018) e Don Giovanni (2018-2019) de Mozart, para o Atelier de Ópera da Orquestra Metropolitana de Lisboa, com encenação de Jorge Vaz de Carvalho e direcção de Pedro Amaral.

Trabalhou também com o Teatro Nacional de São Carlos e o maestro Graeme Jenkins na produção de Alceste, de Gluck, com encenação de Graham Vick, para a temporada 2018-2019.

Ensaia frequentemente com o Coro Gulbenkian como acompanhador, tenho trabalhado com maestros como Joana Carneiro, Lawrence Foster, Jorge Matta, Michel Corboz, Fernando Eldoro, Paulo Lourenço, John Nelson, Ludovic Morlot, Paul McCreesh, Gustavo Dudamel, Leonardo García Alarcón e Ludwig Wicki.

Como instrumentista convidado, participou em vários concertos com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, e Orquestra Sinfónica Portuguesa.Patrocinado por várias instituições de renome.

Ricardo Martins teve a oportunidade de participar em masterclasses com grandes nomes do piano, incluindo Galina Eguiazarova, Sequeira Costa, Miklos Spaniy, Fausto Neves, Roberto Turin, Artur Pizarro, Mikhail Markov, António Rosado e Arcadi Volodos.

Lecciona como professor de Práticas de Ensaio na Escola Superior de Música de Lisboa, assim como professor acompanhador e professor de piano na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, mantendo em paralelo a sua actividade como acompanhador e correpetidor freelancer.

Como solista, participou em recitais em várias salas de concerto, como o Museu Nacional da Música e o Auditório CGD do Instituto Superior de Economia e Gestão.A sua estreia com orquestra foi com o Concerto para Piano de Francis Poulenc, com a Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa e o maestro Vasco Azevedo.