Filho e neto de músicos, Pedro Ferro iniciou os seus estudos musicais com a professora Maria Fernanda Chichorro, e mais tarde, no Conservatório Nacional de Lisboa, na classe de piano da professora Melina Rebelo, terminou o Curso Complementar de Piano com a mais alta classificação.
Concluiu a Licenciatura em Música/Piano na Escola Superior de Música de Lisboa onde estudou com Tânia Achot (piano) e Olga Prats (Música de Câmara).
Obteve o Mestrado em Interpretação/Piano na Universidade de Évora, sob a orientação António Rosado e do Prof. Dr. Christopher Bochmann. A nível pedagógico/musical, concluiu o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa sob a orientação do Professor Jorge Moyano.


Durante todo o seu percurso enquanto estudante, recebeu importantes orientações musicais de António Rosado, Francisco Sassetti, e Maria João Pires.
Realizou masterclasses com Helena Sá e Costa, Paul Badura-Skoda, Pedro Burmester, Sequeira Costa e Vladimir Viardo.

Participou e foi laureado em diversos concursos, tais como: Juventude musical Portuguesa; Concurso Maria Campina; Concurso Florinda Santos, entre outros.
Em 1999 ganhou a Bolsa “Yamaha Scholarship/Piano” atribuída pela Yamaha Musical Foundation of Europe.

Apresentou-se como solista com a Orquestra da Escola Superior de Música de Lisboa, sob a direção do Maestro Vasco Pearce de Azevedo, tendo realizado concertos no Palácio Nacional da Ajuda e no Teatro Joaquim Benite em Almada.
Atuou (a solo e em música de câmara) em diversas salas e festivais: Palácio Foz; Museu da Música; Auditório da Academia de Música S. João da Madeira; Auditório Luísa Todi; Teatro Municipal de S. Luiz; Recreios da Amadora, Casa da América Latina (Concerto Antena 2), Centro Cultural de São Lourenço, em Almancil; Auditório Ruy de Carvalho ("Música em Diálogo" com o Maestro José Atalaya); Centro Cultural de Cascais; Centro Cultural de Belém; Festival Percursos da Música em Ponte de Lima; Teatro Nacional D. Maria II; Festival de S. Roque; entre outros.

Em 2019 participou como pianista residente na peça de teatro Alice no País das Maravilhas encenado por Maria João Luís e Ricardo Neves-Neves.

Em conjunto com o oboista David Costa, fundou o DuoDavidCostaePedroFerro, com quem tem desenvolvido varios projectos de divulgação da música portuguesa assim como do grande reportório para oboé e piano tendo-se apresentado um pouco por todo o país. Em Dezembro de 2021 lançaram o 1º álbum discográfico, totalmente dedicado à música portuguesa, editado pela 9 Musas - MPMP.

Trabalhou como pianista colaborador com o Coro Juvenil do Instituto Gregoriano de Lisboa sob a direção da maestrina Filipa Palhares tendo-se apresentado em concertos e concursos em Portugal, Espanha e Suécia (European Choir Games - medalha de ouro).

Pedro Ferro é professor de piano no Instituto Gregoriano de Lisboa e professor de Práticas de Ensaio na Escola Superior de Música de Lisboa.