tiagonetoViolino

Vencedor de diversos concursos nacionais e internacionais, incluindo o Prémio Jovens Músicos (em Violino e em Música de Câmara) e o Aberdeen International Music Festival (Escócia), Tiago Neto é um dos mais destacados violinistas portugueses da sua geração.


Iniciou os seus estudos musicais na Fundação Musical dos Amigos das Crianças, na classe de Leonor Prado. Posteriormente, ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa, onde concluiu a Licenciatura em Violino com a classificação máxima de 20 valores em Violino e em Música de Câmara, sob orientação de Khatchatour Amirkhanian e Olga Prats. Prosseguiu a sua formação em Inglaterra, tendo concluído o Doutoramento em Música (Violin Performance).
Actua regularmente em Portugal e no estrangeiro, como solista, músico de câmara e em diversas orquestras, incluindo a Orquestra Gulbenkian.
Integra regularmente júris de provas académicas (Escola Superior de Música de Lisboa, Academia Nacional Superior de Orquestra – Metropolitana, Instituto Piaget, Universidade de Évora) e dos mais prestigiados concursos nacionais (Prémio Jovens Músicos, Concurso Internacional Cidade do Fundão e Concurso Capela).
Foi docente e membro da Comissão Científica do Mestrado em Ensino de Música no Instituto Piaget, e integrou o corpo docente do Instituto Gregoriano de Lisboa, onde leccionou as disciplinas de Violino e Orquestra.
Actualmente, é Professor de Violino nos cursos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento na Escola Superior de Música de Lisboa, e é Sub-Director da Academia de Música de Lisboa.

Paralelamente aos seus estudos musicais, concluiu a Licenciatura em Gestão e o Mestrado em Economia e Gestão de Ciência e Tecnologia, no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa.