pmunoz

Viola de Arco

Violetista nascido na Venezuela.

Realizou os seus estudos musicais no Sistema das Orquestras Juvenis, continuando na Alemanha e na Polónia na European Mozart Academy. Realizou cursos de viola com Nobuko Imai, Sergue Collot e Gerard Caussé, com quem actuou como solista.


Foi solista com as orquestras sinfónicas mais importantes do seu país, assim como com a Orquestra Sinfónica de Colômbia, Orquestra Nacional do Panamá, a Filarmónica Rodhanien da França, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Nacional do Porto e Orquestra Gulbenkian. Participou em Recitais na Argentina, Chile e Costa Rica e na Europa na Itália, Espanha, Polónia, Hungria, República Checa, Bélgica, Alemanha, Noruega e Inglaterra. Foi primeiro viola solista da Orquestra Sinfónica de Lara (Venezuela), e foi seleccionado para primeiro-viola da Real Filarmonia de Galicia.

Desde o ano 1996 reside em Portugal onde foi viola solista da Orquestra do Norte. Ganhou o primeiro prémio do Concurso Júlio Cardona na Covilhã. Gravou dois CD com Duos para violino e viola de Mozart, Martinú e Villa-Lobos. Foi convidado para Viola solista da Orquestra Gulbenkian durante a temporada 2005-2006. Recebeu o Título de Especialista em Música do Instituto Politécnico de Lisboa. No ano 2013 e 2014 foi tutor do Estágio Gulbenkian para Orquestra e Professor do 4to Curso para Cordas de Steinen (Alemanha).
Actualmente é primeiro viola solista da Orquestra Sinfónica Portuguesa no Teatro Nacional de São Carlos e lecciona aulas na Escola Superior de Música de Lisboa. Desde 2013 faz parte da Camerata Atlântica.