CMNasceu em Lisboa em 1963. Licenciou-se em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou, entre outros, com Eurico Carrapatoso, António Pinho Vargas e Christopher Bochmann.

Doutorado em Música pela Universidade de Aveiro, sob a orientação de João Pedro Oliveira e Christopher Bochmann, como bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Foi-lhe atribuído o Prémio Lopes Graça de Composição por duas vezes, nas edições de 1999 e de 2000.
É director musical do “Ensemble Portátil” com os quais tem desenvolvido um trabalho na área da música contemporânea e na harmonização de música tradicional portuguesa.
Tem recebido encomendas de diversas entidades como a Culturgest, o Serviço Acarte da Fundação Calouste Gulbenkian, a Expo 98 de Lisboa, OrchestrUtopica, Festival Internacional de Música do Estoril, entre outras.

Tem escrito regularmente música para teatro, para encenadores como João Brites, Raul Atalaia e Luís Miguel Cintra.
Desde 2002 tem desenvolvido um trabalho regular com peças encenadas com uma equipa de artistas como a soprano Margarida Marecos, o actor e encenador Paulo Lages e o actor Guilherme Filipe com os quais já apresentou duas óperas (obras subsidiadas pelo MC/IA) e uma peça de teatro musical (encomenda da Culturgest).
A sua música tem sido apresentada em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Dinamarca, Colômbia e EUA. Foi recentemente lançada no mercado discográfico a edição em CD da sua ópera de câmara “O FIM – Ópera Íntima”.

Lecciona actualmente na Escola Superior de Música de Lisboa e na Universidade de Évora

http://carlosmarecos.wixsite.com/cmmc