Joao Pedro Duarte

Licenciado em Filosofia pela U.C.L., termina o curso geral de guitarra na Academia de Amadores de Música na classe do Prof. Piñero Nagy e composição com Fernando Lopes Graça – do qual grava a integral da obra para guitarra.

Frequenta o Curso de Composição na Escola Superior de Música de Lisboa transitando para a licenciatura em Guitarra que concluiu em 1998. Efectuou um estágio de aperfeiçoamento artístico na Hochschüle für Musik “Hans Eisler” em Berlim. Estudou ainda, no decurso de seminários, com alguns dos mais destacados guitarristas da actualidade (Alírio Diaz, A. Ponce, D.Russel, E. Fernandez, B.Verdery, E. Isaac ).

Em 2004 obtém o grau de Mestre em Ciências Musicais pela U.N.L. com um trabalho acerca da música para guitarra barroca em Portugal. Neste domínio frequenta cursos com Hopkinson Smith e apresenta seminários sobre guitarra barroca.

Das suas actividades como concertista destacam-se a sua participação no Festival de Guitarra Ibero-americano comrecitais em Fez, Casablanca e Rabat, nos Encontro de Guitarra de Faro, nos vários Encontros de Guitarra de Lisboa e no Festival Internacional de Música da Costa do Estoril.

Apresentou um programa em guitarra barroca, integrado em Coimbra 2003, exclusivamente com obras representadas em manuscritos portugueses do séc. XVIII, algumas das quais em 1ª audição moderna. Forma com o clarinetista Manuel Jerónimo um duo que se tem apresentado regularmente desde 1997.

Lecciona actualmente na Escola de Música de N. Sra. Do Cabo ( Linda-a-Velha ), no Conservatório Metropolitano de Lisboa, na Escola Superior de Educação de Lisboa e na Escola Superior de Música de Lisboa.