15-03-2014 (Sábado) | 17h00 | Grande Auditório
Estreia de peças de alunos de composição da ESML inserido no ciclo de concertos Sábado às 5.
PROGRAMA:
Miguel Curado – Falstaff
Falstaff surge enquanto primeira obra escrita e apresentada no âmbito do curso de composição da Escola Superior de Música. É uma obra com uma envolvência muito pessoal pois marca, por assim dizer, a transição entre os meus estudos em percussão e o novo caminho, muito recente, da composição.
Vinda da minha profunda e inquebrável relação e adoração pelo teatro, é uma obra para 2 percussionistas com uma narrativa desconstrutiva baseada na personagem Shakespeareana “Falstaff”.
Sir John Falstaff é uma das personagens cómicas da obra de Shakespeare aparecendo em 3 das suas peças. É um cavaleiro gordo, fanfarrão e cobarde, alegre acompanhante de Henry Prince of Wales (futuro Rei Henrique V), que, com o seu espirito beberrão e apaixonado pelo som da própria voz, guia Prince Hal por um caminho de roubos e outros crimes.
Falstaff representa, para a regência, desordem, insolência e anarquia sendo então uma figura desaprovada por Henry IV (Henrique IV, pai de Hal) e posteriormente pelo próprio Hal que acaba por denunciá-lo e aprisioná-lo após ser coroado King Henry V (Rei Henrique V).
A obra procura, mais do que um discurso programático, uma imagem/narrativa deambulante captada da maneira de ser da personagem e livre de uma evolução temporal.
Um estado de espírito.
André Santos – Sounds of an annoyed person
-Are you ready for this?-
Luís Salgueiro – Trust/Tryst
Trust — firm belief (…) in the strength of someone or something.
Tryst — a private, romantic rendezvous between lovers.
Claúdio Cruz – Mare
Sem chegarem a ser uma memória, as imagens sonoras do mar dos Açores estão sempre presentes mas, ao mesmo tempo, distantes.
Telmo Lopes – (…)Run(…)
Como o próprio título sugere os dois percussionistas que interpretam a peça, assim como a própria electrónica sugerem quase ao longo de toda a peça um ritmo frenético de corrida como uma perseguição se trata-se. Pelo meio desta mesma perseguição fugitivo esconde-se por momentos para descansar e volta a iniciar a fuga.
Conclusão – Se queres fugir! CORRE!