pmoreira

Pedro Moreira desenvolve a sua actividade como saxofonista, compositor, maestro, arranjador e docente. Para além de liderar o seu próprio grupo, colabora com várias outras formações, compõe em estilos como jazz, big band, música de câmara e orquestra, e colabora frequentemente como arranjador e director musical em várias áreas. Faz igualmente direcção de orquestra em vários contextos, nas áreas de jazz e música erudita.

Tem um Bachelor of Fine Arts em Jazz e música contemporânea, pela New School University e um Master of Music em composição, pelo Mannes College of Music, ambas de Nova Iorque, para além do curso de Formação Musical do Conservatório Nacional de Lisboa. Estudou ainda em diversos seminários com os saxofonistas Dave Liebman, Paul Jeffrey, Bill Pierce e outros. Recebeu o prémio Down Beat Music Student Award, nas categorias de "Best Jazz Group" e "Outstanding Performance" nos seus tempos de estudante em Nova Iorque.

Com o seu próprio grupo, ou com os seus irmãos Bernardo e João – Moreiras Jazztet e Moreiras Quinteto – conta desde 1985 com inúmeras actuações no Continente, Açores e Madeira, nomeadamente na generalidade dos festivais de jazz nacionais. No estrangeiro actuou em países como França, Grécia, EUA, Espanha, Costa de Marfim, Angola, Moçambique, África do Sul, Israel, Alemanha. Actuou também com Benny Golson, Eddie Henderson, Curtis Fuller, Freddie Hubbard, Dave Liebman, Joe Chambers em diversos contextos.

Participou igualmente nos grupos de Nelson Cascais, Bruno Santos, Zé Eduardo, Bernardo Moreira, André Fernandes, Septeto do Hot Clube e outros nomes do jazz português.

Colaborou como solista com a Orquestra Gulbenkian na peça Journey Into Jazz, de Gunther Schuller, e com o Coro Gulbenkian em vários programas dedicados a Duke Ellington e George Gershwin.

Foi director musical da Big Band do Hot Clube de Portugal de 1991 a 2009, com a qual realizou inúmeros concertos em todo o país. Foi assistente musical do maestro Robert Sadin em Nova Iorque. Como maestro trabalhou ainda com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestrutópica, Orquestra do Algarve, Big Band Nacional da Juventude, Ensemble Moderno do Conservatório Nacional, Orquestra Angrajazz. Foi o maestro e compositor convidado da European Youth Jazz Orchestra em 2004 numa tournée na Europa e no Brasil. Dirigiu a versão original da peça Rhapsody in Blue, de George Gershwin, com o pianista Jorge Moyano e o Ensemble de Jazz da ESML.

Como compositor tem peças executadas pela Orquestrutópica, Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, Orquestra de Jazz de Matosinhos, Apollo Saxophone Quartet, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Drumming, Coro Gulbenkian, Big Band do Hot Clube, para além das peças compostas para o seu próprio grupo. Escreveu igualmente para Camané e Cristina Branco.

Compôs igualmente música para teatro, nomeadamente as peças "Quando o Inverno Chegar", de José Luis Peixoto (encenação de Marco Martins, Teatro São Luiz), "De Homem para Homem", de Manfred Karge (encenação de Carlos Aladro, Teatro da Cornucópia), "Mega Tarts", espectáculo original de teatro musical em homenagem a Constança CapdeVille (Teatro São Luiz), “Two Maybe More”, de Sofia Dias e Vítor Roriz (encenação de Marco Martins, Teatro Maria Matos), e “Como Queiram” (encenação de Beatriz Batarda, Teatro São Luiz/Teatro Nacional São João). Participou igualmente na peça de Álvaro Zuniga "Sur Scène et Marne" no Instituto Franco-Português e Festival de Almada como músico e actor.

É actualmente Director da Escola Superior de Música de Lisboa, onde foi coordenador da variante de jazz de 2008 a 2010. Foi director pedagógico da Escola de Jazz do Hot Clube e docente do Conservatório Nacional de Lisboa, Instituto Piaget e curso de Jazz do Conservatório da Madeira. Realizou inúmeros cursos, workshops, conferências e seminários por todo o país.

Como arranjador e assistente musical colaborou, com Robert Sadin, em projectos de Herbie Hancock e Wayne Shorter. Noutras áreas musicais tem colaborado, com músicos como Cristina Branco, Camané, Xutos e Pontapés, Pedro Abrunhosa, Rodrigo Leão, Carlos do Carmo, Milton Nascimento, e outros. Foi director artístico do Festival de Jazz da Alta Estremadura de 2001 a 2009.