Alaúde

Natural do Rio de janeiro, Guilherme Barroso é diplomado em Música Antiga/Alaúde pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (ESMAE) onde estudou com Ronaldo Lopes, é Mestre em Performance em Alaúde pela Zürcher Hochschule der Künste (Zurique, Suíça), onde foi aluno de Eduardo Egüez e Mestre em Pedagogia em Alaúde pela Schola Cantorum Basiliensis (Basel, Suíça), orientado por Peter Croton.

Além disso, possui Bacharel em Direcção Coral e Mestrado em Musicologia Histórica ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Leva uma intensa carreira internacional e atua regularmente com grupos como Sollazzo Ensemble (Anna Danilevskaia), Ensemble La Boz Galana (Sebastián León), astrophil&stella (Johanna Bartz), Ensemble Domus Artis (Breno Quinderé), Ensemble Elyma and Ensemble Ébalides (Gabriel Garrido), Ensemble Tentalora, Ensemble Arte Mínima (Pedro Sousa Silva), Galimatias Baroque Ensemble (Ivan Rodriguez) entre outros por toda a Europa e América do Sul.
Obteve prêmios como alaudista e compositor em Alemanha, França, Portugal e Brasil.
Críticas recentes classificaram suas performances como virtuosísticas, inteligentes e expressivas.
Actualmente, Guilherme é professor de alaúde e baixo contínuo na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) e director do Kirchenchor St. Martin Egerkingen na Suíça.