Natural dos Açores, estudou piano com Graça Paiva Cunha e António Teves no Conservatório Regional de Ponta Delgada. Concluiu a Licenciatura em Música (variante – Piano) na Escola Superior de Música de Lisboa onde estudou sob a orientação de Miguel Henriques (Piano) e Olga Prats (Música de Câmara). Obteve o Mestrado (Master of Music) na especialidade de Piano sob a orientação de Vladimir Viardo, na Universidade do Norte do Texas. Complementou os seus estudos em música de câmara nesta universidade no programa de especialização Chamber Music Center.

Actualmente, frequenta o Doutoramento em Artes Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (U.N.L) e Escola Superior de Música de Lisboa.

Obteve o 1º Prémio de Música de Câmara (nível superior) do Prémio Jovens Músicos 1999; o 3º Prémio no “Concerto Piano Competition MTNA”; e foi finalista no Concurso Helena Sá e Costa, “Nina Wideman Piano Competition” e “UNT Piano Competition”. Destacam-se os recitais (a solo e em música de câmara) realizados no 26º Festival Internacional de Música da Costa do Estoril; na Promenade Jovens Músicos (Porto); nos Cursos Internacionais de Música de Câmara da Fundação Hindemith (Suíça); Festival “Cultura na Europa” em Frankfurt; Expo de Hannover; Dias da Música em Belém em Lisboa, nos Festivais de Música de Coimbra, Mafra, Guimarães, Temporada de Música dos Açores e nos cursos de Vila do Conde. Em Lisboa apresentou-se nos seguintes palcos: Museu da Fundação Calouste Gulbenkian, Teatro Camões, Centro Cultural de Belém, Culturgest, Aula Magna, Palácio Foz, Teatro São Luíz e Auditório Vianna da Motta.

Tocou a solo com a Orquestra Sinfónica Juvenil, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Nacional do Porto, Filarmonia das Beiras e Banda da Marinha. Colabora regularmente com a OrchestrUtopica. É membro fundador das seguintes formações de câmara: duo com o flautista Nuno Inácio; “Trio .pt” com o violinista Pedro Morais Andrade e o violoncelista Paulo Gaio Lima; do “Triunvirato” com Nuno Inácio e o violoncelista Marco Pereira: do “Trio Max Bruch” com a clarinetista Ester Georgie e o violetista Paul Wakabayashi; “Trio Lisboa” com o violinista Tiago Neto e o violoncelista Nuno Abreu. Orienta regularmente masterclasses de piano e de música de câmara. Gravou para a Antena 2 e RTP Açores.

Paulo Pacheco é, desde 2005, docente da disciplina de Música de Câmara na Escola Superior de Música de Lisboa e na Academia Nacional Superior de Orquestra.

Em 2012, tornou-se membro da “European Chamber Music Teachers Association”.