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Conferência sobre a Flauta de Assis por Laura Montecorvo

10-03-2014 (2a Feira) | 19h00 | 0.67

O TRAVERSO DE ASSIS

O que aconteceu à flauta nos primeiros 80 anos do século XVII? Este é um “buraco negro” na história da flauta, que após o seu florescimento na Renascença (temos muitas flautas renascentistas nas colecções europeias e também muitos exemplos iconográficos) desaparece, para reaparecer no final do século XVII em Paris no atelier da família Hotteterre. A Biblioteca do Convento de S. Francisco de Assis foi depositária durante muitos anos duma colecção de instrumentos de sopro: um baixão, quatro cornetos, uma flauta de bisel baixo e uma flauta travessa. Este último instrumento, tal como os outros dum construtor anónimo, é uma das raras flautas travessas construídas no século XVII conhecidas. A investigação sobre a origem deste instrumento bem como de toda a colecção, levada a cabo por Laura Pontecorvo nos arquivos do Convento é fascinante e plena de interessantes surpresas. O traverso de Assis é muito especial representando de facto o elo de transição entre a flauta renascentista e a barroca. Até há alguns anos, era comum considerar que o traverso não era tocado em Itália até aos últimos anos da segunda década do século XVIII, e em especial no Norte do país. Como explicar então a presença deste instrumento num convento franciscano no centro da Itália?

 

LAURA PONTECORVO

Nasceu em Roma e estudou com Marianne Eckstein, Peter Lukas-Graf e Marc Hantai. 
  
Durante muitos anos tem tocado nas mais importantes temporadas de concertos do mundo com vários grupos orquestrais ou de câmara com Concerto Italiano (Rinaldo Alessandrini), Europa Galante (Fabio Biondi), Accademia Bizantina, Divino Sospiro, Accordone, La Capella della Pietà dei Turchinni, L’Arte dell’Arco. 
  
Tocou como solista no Japão, Estados Unidos, Holanda, Israel, Alemanha, Itália, Portugal, Bélgica e Austria; Gravou para as etiquetas Opus 111, Naïve, Stradivarius, Brilliant, Dynamic e Inedita. 

É professora de Música de Câmara e flauta barroca no Conservatório de Música de Cosenza e no Instituto superior de Educação Giulio Briccialdi em Terni. Ministrou masterclasses de flauta barroca na Escola Superior de Música de Lisboa, no Real Conservatório de Música de Madrid e na Universitat Fur Musik und darstellende Kunst em Viena. 
  
Durante um recente ano sabático investigou nos arquivos da biblioteca do Convento de Assis as origens da colecção de instrumentos ali preservada, publicando um ensaio na Ricercare, Rivista per lo studio e la pratica della música antica. 
Como produto dessa investigação, gravou um CD com o grupo Helianthus recentemente editado pela etiqueta Brilliant: “L’e’ tanto tempo hormai: G. B. Buonamenteand the colection of Instruments at the Holy Convent in Assisi”. 
O próximo disco do grupo, previsto para a Primavera de 2014, é uma gravação dos Quartetos para flauta, viola e cravo obligato compostos por Carl Philipp Emmanuel Bach no último ano da sua vida.

 

Contactos

Serviços Académicos (Geral)
210 464 800
Mobile: 933 459 008
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Serviços Académicos 1º Ciclo - Rosa Veiga
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ESML- Geral
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Conteúdos Programáticos das Provas Específicas 2025/2026

Variante de Composição, Direção Coral e Formação Musical e de Direção de Orquestra de Sopros

Variante de Composição, Direção Coral e Formação Musical e de Direção de Orquestra de Sopros

COMPOSIÇÃO

COMPOSIÇÃO

1) Prova de Criatividade
A prova de criatividade engloba duas componentes. Uma prova escrita e a entrega de um portefólio.

1.1 - Prova escrita
A prova escrita consiste na elaboração de dois exercícios de composição estilística, escolhidos de entre quatro (Renascença, Coral Barroco, Lied Romântico, Sec. XX)

1.2 - Portefólio

No portefólio os candidatos deverão apresentar uma a três composições originais que considerem representativas da sua produção. Deverá ser entregue 1 exemplar em papel do Portefólio no início da Prova Escrita e também em formato digital, até ao dia 8 de abril, para o email - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Prova Escrita

  • Domínio técnico e conhecimento do estilo - 60%
  • Controlo da forma - 20%
  • Capacidade para completar o exercício no tempo disponível - 20%

Portefólio

  • Domínio técnico - 25%
  • Controlo da forma - 25%
  • Acabamento e clareza da escrita instrumental - 25%
  • Criatividade/originalidade - 25%

Entrevista
É feita uma avaliação global da entrevista, tendo em conta os seguintes elementos (notados a título indicativo numa grelha de insuficiente, suficiente, bom, muito bom):

  • Cultura Musical
  • Preparação de base
  • Questões relacionadas com a prestação na prova de Técnicas de Composição e/ou sobre a Composição Original apresentada
DIREÇÃO CORAL E FORMAÇÃO MUSICAL

DIREÇÃO CORAL E FORMAÇÃO MUSICAL

1) Prova escrita

Reconhecimento auditivo de intervalos e acordes (tipo e estado), análise harmónica auditiva de funções harmónicas e classificação de cadência

Ditado rítmico

Ditado de uma melodia 

Ditado de uma obra polifónica (melodia e baixo)

Reconhecimento auditivo de erros (a partitura estará certa, mas a gravação terá erros)

2) Prova oral estudada

Escolher duas provas entre três possibilidades:

  1. Direção de uma peça para coro executada por um pianista - Partitura disponível nos Serviços Académicos;
  2. Execução ao piano de uma peça à escolha do candidato;
  3. Execução de uma peça para canto e piano estudada, escolhida pelo candidato, de entre quatro possibilidades. O candidato deverá cantar a melodia em sílaba neutra e acompanhar-se ao piano – Partituras disponíveis nos Serviços Académicos.

 
3) Prova oral à primeira vista

Duas leituras rítmicas: uma em divisão binária e uma em divisão ternária

Duas leituras cantadas: uma melodia tonal e uma série intervalar atonal isorrítmica

 

NOTA: Os candidatos admitidos às Provas de Conhecimentos Gerais de Música estão dispensados da prova de Formação Auditiva.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação final da Prova Específica resulta da média aritmética das três provas que a constituem. 

Nas três provas são avaliadas competências auditivas, de execução à 1ª vista e de interpretação de obras estudadas, cantando, tocando ao piano e dirigindo.

Na prova escrita avaliam-se capacidades auditivas, de análise e de escrita.

Na prova oral valorizam-se o rigor e a precisão rítmica; a qualidade vocal, a afinação, o fraseado e a interpretação expressiva e estilística na peça para canto e piano estudada e nas leituras à 1ª vista cantadas; a técnica pianística, a qualidade do som e da interpretação na execução da peça para canto e piano.

  

DIREÇÃO DE ORQUESTRA DE SOPROS

DIREÇÃO DE ORQUESTRA DE SOPROS

1) Prova de Direção

Gustav HOLST, First Suite in Eb - Um andamento à escolha (IMSLP / Boosey&Hawkes).

 2) Entrevista

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Prova de Técnicas de Direção

  • Domínio técnico e estilístico da obra (direção em silêncio);
  • Audição interior (ritmo, harmonia);
  • Controle do tempo;
  • Géstica e lingaugem corporal.

Entrevista
É feita uma avaliação global da entrevista, tendo em conta os seguintes elementos:

  • Experiência na área da Direção de Orquestra de Sopros;
  • Motivações para a frequência do curso.
Variante de Jazz

Variante de Jazz

VARIANTE DE JAZZ

Prova prática de instrumento

a) Execução de escalas maiores e menores (melódica e harmónica) em todos os tons. Os bateristas executam rudimentos (como descrito abaixo).

b) O candidato escolherá 3 temas contrastantes em carácter e tempo para executar (melodia, improviso e comping). Poderá executar cada um dos temas a solo, com um (no máximo) músico acompanhador, ou recorrendo a play-a-long (Aebersold, Band-in-a-Box, iReal ou outro). No caso de ser acompanhado, o candidato é responsável pela pontualidade do seu acompanhador, assim como pelo material necessário para a execução (instrumentos, cabos, pratos de bateria, baquetas, etc.). Serão disponibilizados piano, bateria, amplificador de baixo e amplificador de guitarra.

c) Prova de leitura à vista (melodia e cifra, com improvisação e comping ou walking). Os bateristas farão leitura de estudos rítmicos e/ou de excertos de orquestra ou de Big Band.

NOTAS

- Todos os candidatos deverão trazer partituras dos temas escolhidos para execução.

- Os candidatos de voz deverão obrigatoriamente escolher pelo menos um tema com letra e outro “instrumental" (sem letra). Microfone e amplificação para voz estarão disponíveis na sala. (Por questões de higiene, aconselha-se o uso de microfone próprio.)

- Os candidatos de bateria deverão mostrar conhecimentos sobre rudimentos (single stroke, double stroke, paraddidle simples, duplo e triplo), swing (4/4 e 3/4), latino e bossa-nova. Os bateristas deverão trazer baquetas e vassouras.

- Os candidatos de guitarra e baixo deverão trazer os seus instrumentos assim como os cabos necessários. Amplificadores de guitarra ou de baixo estarão disponíveis na sala.

- Os candidatos deverão trazer os seus play-a-longs (smartphone, leitor mp3, tablet ou computador portátil; qualquer um deles com saída ou adaptador para mini-jack).

- Com exceção do piano, da bateria e do vibrafone, os candidatos são responsáveis por trazer o seu instrumento.

- Os instrumentos lecionados são: voz, saxofone, trompete, trombone, piano, guitarra elétrica, contrabaixo e bateria. Candidatos a outros instrumentos deverão exibir muito bom domínio técnico que o Júri considere suficiente e de desenvolvimento autónomo, uma vez que poderão vir a ter aula de instrumento com outro instrumentista.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

É realizada uma avaliação global da execução, tendo em conta os seguintes elementos (notados a título indicativo numa grelha de insuficiente, suficiente, bom e muito bom):

- qualidade de som e afinação;

- competência técnica (articulação, destreza, etc.);

- sentido rítmico;

- noção de forma/harmonia (grau de consciência harmónica no improviso);

- criatividade/vocabulário;

- expressividade/musicalidade;

- leitura à vista.

 

Variante de Execução

Variante de Execução

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

1) Prova prática instrumental/vocal:

  • Domínio da Técnica instrumental (35%);
  • Rigor na interpretação do texto musical (35%);
  • Compreensão do estilo (15%);
  • Interpretação musical (15%).

2) Entrevista:

  • Objetivos para frequência do curso (25%);
  • Formação realizada (25%);
  • Justificação das opções do programa apresentado na prova (25%);
  • Atividade instrumental (integração de agrupamentos, concertos, recitais, etc) (25%).

Observações

a) Os júris das provas específicas reservam-se o direito de ouvir os programas apresentados pelos candidatos integral ou parcialmente;
b) Nas provas de aptidão instrumental, os candidatos deverão executar as cadências, sempre que estas façam parte das obras;
c) O acompanhamento ao piano das provas que o exigem será da responsabilidade do candidato.

  

CANTO

CANTO

1) Prova de Aptidão Vocal

  • 1 ária de Oratória ou Cantata;
  • 1 "Lied" ou 1 "Mélodie";
  • 1 ária de ópera.

Nota: O candidato terá de trazer um Pianista Acompanhador.

2) Entrevista

CORDAS DEDILHADAS

CORDAS DEDILHADAS

Guitarra

Guitarra

1) Prova de Aptidão Instrumental

  • A prova específica de Guitarra consistirá na apresentação de três peças contrastantes com uma duração total entre 10 a 15 minutos.

          Nota: Uma ou duas das três peças poderão ser estudos.

                    

2) Entrevista

Harpa

Harpa

1) Prova de Aptidão Instrumental

  • Um Estudo;
  • 2 peças (ou andamentos) contrastantes com duração total máxima de 12 minutos;
  • Uma leitura à primeira vista.

2) Entrevista

ARCOS

ARCOS

Contrabaixo

Contrabaixo

1) Prova de Aptidão Instrumental

  • Um Estudo;
  • 2 andamentos de uma Sonata ou de um Concerto.

2) Entrevista

Viola de Arco

Viola de Arco

1) Prova de Aptidão Instrumental

a) Um Estudo à escolha do candidato de entre os seguintes ou de dificuldade igual ou superior:

- DONT | Op. 37
- J. PALASCKO | op. 36
- KREUTZER | 42 Estudos
- HOFFEMEISTER |12 Estudos- M. VIEUX |  "10 Études Nouvelles"

b) J.S.BACH | Um andamento das suites para violoncelo ou das sonatas para violino solo (transc. para viola)
c) 1º andamento de um dos seguintes concertos ou de dificuldade igual ou superior:

- G. F. HÄNDEL | Concerto em si menor
- J.C. BACH | Concerto em dó menor
- K. STAMITZ | Concerto em Ré Maior
- F. A. HOFFMEISTER | Concerto em Ré Maior
- JOSEPH SCHUBERT | Concerto em Dó Maior

2) Entrevista

Violino

Violino

1) Prova de Aptidão Instrumental

a) Um Estudo à escolha do candidato de entre os seguintes ou de dificuldade igual ou superior:

- KREUTZER
- DONT
- PAGANINI

b) J. S. BACH | 1 andamento de uma Sonata ou Partita para violino solo
c) 1 andamento à escolha de um Concerto a partir do período clássico.

2) Entrevista

Violoncelo

Violoncelo

1) Prova de Aptidão Instrumental

a) 1 Estudo à escolha entre os de:

- POPPER | Op. 76
- POPPER | 40 estudos op. 73
- DOTZAUER | Livro nº 3
- DUPORT | 21 estudos
- GRUTZMACHER | Estudos op. 38 (1º livro)

b) J. S. BACH | 1 andamento à escolha entre as três primeiras suites para violoncelo solo.
c) 1º andamento à escolha entre os seguintes concertos:

- BOCHERINNI | Concerto nº 3 em Sol Maior
- HAYDN | Concerto em Dó Maior
- SAINT-SAENS | Concerto em Lá menor
- KLENGEL | Concerto nº 3, op. 31 Pièce de Concert
- KLUGHART | Concerto em Lá menor, op. 59
- LALO | Concerto em Ré menor
- GOLTERMANN | Concerto em Sol Maior, op. 65

2) Entrevista

SOPROS E PERCUSSÃO

SOPROS E PERCUSSÃO

Clarinete

Clarinete

1) Prova de Aptidão Instrumental

  • a) Peça Obrigatória: 3 Peças para Clarinete de Igor Stravinsky
  • b) 1 obra (ou parte de obra) com ca 7 min., obrigatoriamente com acompanhamento de Piano, à escolha do candidato;
  • c) Leitura à 1ª vista.

2) Entrevista

Fagote

Fagote

1) Prova de Aptidão Instrumental

  • a) Estudos de concerto opus 26 (1 estudo à escolha), L. Milde;
  • b) Estudos sobre escalas e arpejos opus 24 (1 estudo à escolha), L. Milde;
  • c) Uma peça à escolha do candidato.

2) Entrevista

Flauta

Flauta

1) Prova de Aptidão Instrumental

  • a) MOZART | Rondo em Ré, k184,versão Flauta e Piano em Ré M (ca. 6 minutos) Edição sugerida: UE 17 296
  • b) Uma peça contrastante com a anterior, à escolha do candidato c/ duração de cerda de 5 minutos;
  • c) MATHIEU ANDRÉ REICHERT | nº1 (completo).

2) Entrevista

Oboé

Oboé

1) Prova de Aptidão Instrumental

  • 48 estudos de F. Ferling, 2 estudos à escolha do candidato, 1 rápido e um lento;
  • 1º andamento de um concerto do período clássico;
  • Leitura à 1ª vista.

2) Entrevista

Saxofone

Saxofone

1) Prova de Aptidão Instrumental

  • Tableaux de Provence, Paule Maurice, Ed. Lemoine

          1.º, 4.º e 5.º andamentos;

  • Improvisation 3, Ryo Noda, Ed. Leduc;
  • Uma obra, ou partes de obras à escolha do candidato com a duração máxima de 5 minutos.

2) Entrevista

Trompa

Trompa

1) Prova de Aptidão Instrumental

  • MOZART | Concerto nº 3;
  • 1 obra do séc. XX à escolha do candidato;
  • Leitura à 1ª vista.

2) Entrevista

Trompete

Trompete

1) Prova de Aptidão Instrumental

  • Um estudo à escolha do candidato tipo: Paudert, Charlier, Brandt, Sachse
  • Uma obra à escolha do candidato tipo: Bozza| "Rustiques," Arutunian "Concerto," Haydn, ”Concerto," Kennan "Sonata," Hindemith, "Sonata",  Böhme, "Concerto"  
  • Leitura à 1ª vista.  

2) Entrevista

Trombone

Trombone

TROMBONE TENOR

1) Prova de Aptidão Instrumental

  • Uma peça à escolha do candidato: 1 andamento de um concerto/Obra concertante/Obra solo;
  • Estudo: Vocalises in Every Tonality - nº1 - Ricardo Pereira | pdf disponível aqui 
  • Leitura à 1ª vista.

 

TROMBONE BAIXO

1) Prova de Aptidão Instrumental

  • Uma peça à escolha do candidato: 1 andamento de um concerto/Obra concertante/Obra solo;
  • Estudo: Vocalises in Every Tonality - nº1 - Ricardo Pereira | pdf disponível aqui 
  • Leitura à 1ª vista.

2) Entrevista

 

Tuba

Tuba

1) Prova de Aptidão Instrumental

  • C.Kopprasch - 60 Selected Studies (estudo n.12)   | pdf disponível aqui;  
  • Vikentios Gionanidis - 29 Bel Canto Studies (estudo nº1) | pdf disponível aqui;  
  • Uma obra à escolha do candidato.

 2) Entrevista

 

Eufónio

Eufónio

1) Prova de Aptidão Instrumental

  1. Estudo nº 1 –   Transcendental Etudes; Brandon Ridenour | pdf disponível aqui 
  2. Uma obra à escolha do candidato.

  2) Entrevista

Percussão

Percussão

1) Prova de Aptidão instrumental

a) Tímpanos:

- Demonstrar capacidade auditiva para cantar e afinar os tímpanos.
- Um estudo à escolha (Goodman, Delecluse, Peters, Hochrainer, Krüger ou semelhante).

b) Caixa:

- Estudo à escolha (Delécluse, Cirone, Peters, Wilcoxon ou semelhante).


c) Lâminas:

- Marimba: Estudo para quatro baquetas (Musser, Stout, Burritt, Quartier ou semelhante);
- Vibrafone: Estudo para quatro baquetas (Friedman, Pérotin; Schluter, Burton ou semelhante);
- Todas as escalas maiores e menores.

2) Entrevista

MÚSICA ANTIGA

MÚSICA ANTIGA

Cravo

Cravo

1) Prova de Aptidão Instrumental

  • Execução de um programa de 15 minutos de música dos Séc. XVI a XVIII, que inclua pelo menos duas peças de estilos contrastantes.

2) Entrevista

Flauta de Bisel

Flauta de Bisel

1) Prova de Aptidão Instrumental

        1 solo de entre os seguintes:

  • Estudo de F. BRUGGEN;
  • Capricho de QUANTZ;
  • Recercada de Virgiliano;
  • Primeiro andamento de uma fantasia de Telemann.

        Dois andamentos contrastantes de uma Sonata de Telemann, Haendel ou Barsanti com BC;

        Uma peça a escolha do candidato;

        Leitura à 1ª vista de um trecho curto.

2) Entrevista

Oboé Barroco

Oboé Barroco

1) Prova de Aptidão Instrumental

  • Dois andamentos contrastantes duma Sonata barroca;
  • Um solo de uma Ária de Bach.

NOTA: A prova poderá ser realizada em instrumento moderno

2) Entrevista

Traverso

Traverso

1) Prova de Aptidão Instrumental

  • Dois andamentos contrastantes duma Sonata Barroca;
  • Um capricho de Quantz ou uma Fantasia de Telemann.

NOTA: A prova poderá ser realizada em instrumento moderno

2) Entrevista

ÓRGÃO

ÓRGÃO

1) Prova de Aptidão Instrumental

  • Uma obra dos Séc. XVI, XVII ou XVIII, Ibérica, Italiana ou Francesa;
  • J.S.Bach: Um Prelúdio e/ou Fuga;
  • Uma obra da época romântica ou do séc. XX;
  • Harmonização de um coral ou de qualquer outra melodia, ou uma Improvisação livre (Para a realização desta prova será dado um tempo de preparação de 10 minutos);
  • Leitura à 1ª Vista

2) Entrevista

PIANO

PIANO

1) Prova de Aptidão Instrumental

a) Dois estudos de virtuosidade;
b) J. S. BACH | 1 Prelúdio e Fuga de "O Cravo Bem Temperado";
c) Uma Sonata de um dos seguintes autores:

- HAYDN
- MOZART
- BEETHOVEN

d) Peça imposta - Mazurka, op. 3 nº3 de Scriabin
e) Leitura à 1ª vista.

IMPORTANTE: Todas as obras deverão ser executadas de memória

2) Entrevista

Conteúdos Programáticos das Provas Práticas

ÁREA DE COMPOSIÇÃO

ÁREA DE COMPOSIÇÃO

1) Apresentação de um portfólio com obras que o candidato considere relevantes na sua produção, integrando, sempre que possível, gravações de execuções públicas das mesmas.
2) Texto escrito, em português ou inglês, justificativo da escolha das obras incluídas no portfólio apresentado, a entregar no dia da realização da entrevista.
3) Entrevista, com a duração aproximada de 20 minutos, para discussão do portfólio.

ÁREA DE DIREÇÃO CORAL/DIREÇÃO DE ORQUESTRA

ÁREA DE DIREÇÃO CORAL/DIREÇÃO DE ORQUESTRA

1) Apresentação de portfólio onde deve constar a experiência na área da Direção e gravações vídeo com obras dirigidas pelo candidato em pelo menos duas formações distintas – a título de exemplo: Orquestra de Sopros/Banda, Orquestra Cordas/Sinfónica, Coro a cappella de maior dimensão, Ensemble ou Grupo Vocal a cappella de menor dimensão, Coro e Orquestra (Sinfónica, de sopros ou de cordas), Coro e Ensemble Instrumental, Ensemble Instrumental Misto.
2) Texto escrito, em português ou inglês, justificativo da escolha das obras incluídas no portfólio apresentado, a entregar no dia da realização da entrevista.
3) Direção Coral: a prova prática terá lugar no dia 2 de maio de 2025, às 11h00, e consistirá na execução da peça obrigatória – “À memória de Arnada” (Pedro Faria Gomes).
4) Direção de Orquestra: a prova prática (aprox. 15 minutos) terá lugar no dia 20 de maio de 2025, às 11h00, e consistirá num ensaio de 5 minutos, seguindo-se o restante tempo para a execução da peça obrigatória – 1.º andamento da Sinfonia n.º 5 em Dó menor, Op. 67 (L. van Beethoven).

5) O júri reserva-se o direito de interromper a prova prática antes do fim dos 15 minutos.
6) Entrevista, com a duração aproximada de 20 minutos, para discussão do portfólio.

Nota: O júri reserva-se o direito de interromper a prova prática antes do fim dos 15 minutos.

ÁREA DE INSTRUMENTO/CANTO

ÁREA DE INSTRUMENTO/CANTO

1) Execução de um programa preenchido com obras contrastantes de livre escolha do candidato, com a duração aproximada de 20 minutos.
2) Texto escrito, em português ou inglês, justificativo da escolha do programa apresentado, a entregar no momento da realização da prova prática.
3) Entrevista.

4) O Júri reserva-se o direito de não ouvir as obras na íntegra.

5) Na área de especialização de Canto, o candidato terá de trazer um pianista acompanhador.

 

ÁREA DE JAZZ

ÁREA DE JAZZ

1) Prova prática de instrumento:

a. O candidato deverá escolher 3 temas contrastantes em carácter e tempo (melodia, improviso e comping). Poderá executar cada um dos temas a solo, com um (no máximo) músico acompanhador, ou recorrendo a playalong (Aebersold, Band-in-a-Box, iReal ou outro). No caso de ser acompanhado, o candidato é responsável pela pontualidade do seu acompanhador, assim como pelo material necessário para a execução (instrumentos, cabos, pratos de bateria, baquetas, etc.). Serão disponibilizados piano, bateria, amplificador de baixo e amplificador de guitarra.
b. Prova de leitura à primeira vista (melodia e cifra, com improvisação e comping ou walking). Os candidatos de bateria farão leitura de estudos rítmicos e/ou de excertos de orquestra ou de Big Band.

2) Texto escrito, em português ou inglês, justificativo da escolha do programa apresentado, a entregar no momento da realização da prova prática de instrumento.
3) Entrevista.

Notas:

- Todos os candidatos deverão trazer partituras dos temas escolhidos para execução.
- Os candidatos de voz deverão obrigatoriamente escolher pelo menos um tema com letra e outro “instrumental” (sem letra). Microfone e amplificador para voz estarão disponíveis na sala (por questões de higiene, aconselha-se o uso de microfone próprio).
- Os candidatos de bateria deverão mostrar conhecimentos sobre rudimentos (single stroke, double stroke, paraddidle simples, duplo e triplo), swing (4/4 e 3/4), latino, bossa-nova e compassos irregulares. Os bateristas deverão trazer baquetas e vassouras.
- Os candidatos de guitarra e baixo deverão trazer os seus instrumentos, assim como os cabos necessários. Amplificadores de guitarra ou de baixo estarão disponíveis na sala.
- Os candidatos deverão trazer os seus playalongs (smartphone, leitor mp3, tablet ou computador; qualquer um deles com saída ou adaptador para mini-jack).
- Com exceção do piano, da bateria e do vibrafone, os candidatos são responsáveis por trazer o seu instrumento.
- Os instrumentos lecionados são: voz, saxofone, trompete, trombone, piano, guitarra elétrica, contrabaixo e bateria. Candidatos a outros instrumentos deverão exibir muito bom domínio técnico que o Júri considere suficiente e de desenvolvimento autónomo, uma vez que poderão vir a ter aula de instrumento com outro instrumentista.


Critérios de avaliação:

- É realizada uma avaliação global da execução, tendo em conta os seguintes elementos (notados a título indicativo numa grelha de insuficiente, suficiente, bom e muito bom): qualidade de som e afinação; competência técnica (articulação, destreza, etc.); sentido rítmico; noção de forma/harmonia (grau de consciência harmónica no improviso); criatividade/vocabulário; expressividade/musicalidade e leitura à primeira vista.

Conteúdos Programáticos das Provas Práticas

ÁREA DE COMPOSIÇÃO

ÁREA DE COMPOSIÇÃO

1. Apresentação de um portfólio com obras que o candidato considere relevantes na sua produção, integrando, sempre que possível, gravações de execuções públicas das mesmas.
2. Prova escrita de português - em data a anunciar.
3. Entrevista, com a duração aproximada de 20 minutos, para discussão do portfólio.
4) Texto escrito com uma Proposta de Investigação, incluindo: título, resumo (máximo de 500 palavras), palavras-chave e cinco entradas/títulos de bibliografia básica sobre o tema.

 

 

ÁREA DE DIREÇÃO (CORAL/ORQUESTRAL)

ÁREA DE DIREÇÃO (CORAL/ORQUESTRAL)

 

1) Apresentação de portfólio onde devem constar a experiência na área da Direção e gravações vídeo com obras dirigidas pelo candidato em pelo menos duas formações distintas – a título de exemplo: Orquestra de Sopros/Banda, Orquestra Cordas/Sinfónica, Coro a cappella de maior dimensão, Ensemble ou Grupo Vocal a cappella de menor dimensão, Coro e Orquestra (Sinfónica, de sopros ou de cordas), Coro e Ensemble Instrumental, Ensemble Instrumental Misto.
2) Prova escrita de português – em data a anunciar.
3) Direção Coral: a prova prática terá lugar no dia 2 de maio de 2025, às 11h00, e consistirá na execução da peça obrigatória – “À memória de Arnada” (Pedro Faria Gomes);
4) Direção Orquestral: a prova prática (aprox. 10 minutos) terá lugar no dia 20 de maio de 2025, às 11h00, e consistirá num ensaio de cerca de 3 minutos, seguindo-se o restante tempo para a execução da peça obrigatória – Abertura de “Egmont”, Op. 84 (L. van Beethoven);
5) O júri reserva-se o direito de interromper a prova prática antes do fim dos 10 minutos.
6) Entrevista, com a duração aproximada de 20 minutos, para discussão do portfólio.
7) Texto escrito com uma Proposta de Investigação, incluindo: título, resumo (máximo de 500 palavras), palavras-chave e cinco entradas/títulos de bibliografia básica sobre o tema.

 

 

ÁREA DE FORMAÇÃO MUSICAL

ÁREA DE FORMAÇÃO MUSICAL

  1. Prova escrita (ca. 1 hora): reconhecimento de intervalos (sequência de sons), ditado de melodia, ditado polifónico para preenchimento de espaços, ditado de baixo e análise funcional (com melodia dada).
  2. Texto escrito pelo candidato: o texto, obrigatoriamente escrito em português, deverá ser enviado para o endereço de e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até três dias antes da prova escrita. Deverá incluir: uma descrição sucinta da motivação conducente à candidatura e dos objetivos esperados durante a possível frequência do ciclo de estudos; uma reflexão fundamentada em literatura à escolha do candidato sobre processos de aprendizagem musical no contexto do ensino artístico especializado. Normas: dimensão de 1300 a 2000 palavras; entrega em ficheiro PDF, formatação em Times ou Calibri, tamanho 12, espaçamento 1.5, entregue com Folha de Rosto (capa) e Bibliografia em formato APA.
  3.  Provas de leitura à 1ª vista: leitura rítmica, leitura cantada de intervalos a partir de um qualquer som e duas melodias sem acompanhamento (uma tonal, outra atonal ou com dificuldades intervalares).
  4. Provas preparadas de canto e piano:

a) Uma obra para canto e piano, à escolha do candidato, para ser cantada com texto e tocada, em simultâneo por ele.

b) Execução, à escolha do candidato, do acompanhamento ao piano da obra "A Chloris" de Reynaldo Hahn, ou de "Nicolette" de Maurice Ravel ("Trois chansons", transcrição para voz e piano) - partituras disponiveis nos Serviços Académicos.

     5. Entrevista.

     6. Avaliação: a prova escrita é realizada em simultâneo para todos os candidatos; o texto é entregue é enviado por e-mail três dias antes da prova escrita. As provas 3, 4 e  5 são              feitas individualmente e, dado incluírem provas de leitura à 1ª vista iguais para todos os candidatos, não são públicas. Todas as provas serão avaliadas numa escala de 0 a 20 valores.       Os   candidatos só serão aprovados se tiverem o mínimo de 10 valores em qualquer das 5 provas. A avaliação final da prova de acesso é obtida pela média aritmética das 5 provas     referidas e conduz à seriação dos candidatos aprovados, que serão colocados em função do número de vagas de acesso.

    7. Texto escrito com uma Proposta de Investigação, incluindo: título, rtesumo (máximo de 500 palavras), palavras-chave e cico entradas/títulos de bibliografia básica sobre o tema.

  

ÁREA DE INSTRUMENTO/CANTO

ÁREA DE INSTRUMENTO/CANTO

1. Programa, à escolha do candidato, com a duração aproximada de 20 minutos e que inclua obras contrastantes.
2. Prova escrita de português - em data a anunciar
3. Entrevista.
4. O júri reserva-se o direito de não ouvir as obras na íntegra.

5. Na área de especialização de Canto, o candidato terá de trazer um pianista acompanhador.

6. Texto escrito com uma Proposta de Investigação, incluindo: título, resumo (máximo de 500 palavras), palavras-chave e cinco entradas/títulos de bibliografia básica sobre o tema.

 

 

 

Datas das Provas Práticas

Calendário das Provas Práticas para Acesso ao Mestrado em Ensino de Música

Ano lectivo 2019/2020

Variante de Jazz

Variante de Jazz

22 de Abril

BATERIA
10h00
Sala 0.70

GUITARRA
10h00
Sala 0.67

PIANO / VIBRAFONE / ACORDEÃO
10h00
Sala 0.79


23 de Abril

CONTRABAIXO / BAIXO ELÉTRICO
10h00
Sala 0.67

VOZ
10h00
Sala 0.79


24 de Abril

SAXOFONE / FLAUTA/ CLARINETE / VIOLINO
10h00
Sala 0.79

TROMPETE / TROMBONE
10h00
Sala 0.79

Outras Variantes

Outras Variantes

22 de Abril

FORMAÇÃO MUSICAL (prova escrita)
09h00
Salas 2.12 e 2.14

FORMAÇÃO MUSICAL (prova oral)
13h00
Salas 2.12 e 2.14

FLAUTA DE BISEL / OBOÉ BARROCO
10h00
Sala 0.69

TROMPA
11h00
Pequeno Auditório

HARPA
10h00
Sala 2.2

VIOLA DA GAMBA
14h30
Sala 0.69

CRAVO / ALAÚDE
15h00
Sala 0.69


23 de Abril

SAXOFONE
10h00
Pequeno Auditório


24 de Abril

GUITARRA
10h30
Sala 1.76

CLARINETE
13h30
Sala 1.72

CONTRABAIXO
15h00
Sala 0.84

TUBA
14h00
Pequeno Auditório

TROMBONE
18h00
Pequeno Auditório


26 de Abril

COMPOSIÇÃO (entrevistas)
10h00
Sala 0.62

TROMPETE
10h00
Sala 0.81

CANTO
10h30
Pequeno Auditório

ÓRGÃO
15h00
Igreja Evangélica Alemã


29 de Abril

FLAUTA TRANSVERSAL
10h00
Sala 1.132

VIOLINO
15h00 Sala 1.76

VIOLA DE ARCO
15h00
Sala 1.103

VIOLONCELO
15h00
Pequeno Auditório


30 de Abril

PIANO
10h00
Sala 0.75

PERCUSSÃO
11h00
Sala 1.67

FAGOTE / OBOÉ
09h30
Sala 1.130


2 de Maio

DIREÇÃO CORAL
12h às 16h
Sala 0.81


9 de Maio

DIREÇÃO ORQUESTRAL
11h30 às 13h30
Grande Auditório

Datas das Provas Práticas

 

CANTO

11 de Abril | 3.ª feira | Sala 1.76 | 15h00


CLARINETE

12 de Abril | 4.ª feira | Pequeno Auditório | 10h00


CONTRABAIXO

6 de Abril | 5.ª feira | Sala 0.84 | 10h00


FAGOTE

13 de Abril | 5.ª feira | Sala 1.76 | 10h00


FLAUTA

6 de Abril | 5.ª feira | Pequeno Auditório | 15h20


GUITARRA

6 de Abril | 5.ª feira | Sala 0.72 | 14h30


HARPA

3 de Abril | 2.ª feira | Sala 1.76 | 11h00

 

OBOÉ

13 de Abril | 5.ª feira | Sala 1.76 | 14h30


ORGÃO

10 de Abril | 2.ª feira | Sala 1.72 | 15h00


PERCUSSÃO
 
11 de Abril | 3.ª feira | Pequeno Auditório | 14h30

PIANO

6 de Abril | 5.ª feira | Sala 0.75 | 9h30

SAXOFONE 

11de abril | 3.ª feira | Sala 0.81 | 10h00


TROMBONE

5 de Abril | 4.ª feira | Pequeno Auditório | 10h00


TROMPA

13 de Abril | 5.ª feira | Sala 0.81 | 15h00


TROMPETE

3 de Abril | 2.ª feira | Pequeno Auditório | 11h00


TUBA/EUFÓNIO

11 de Abril | 3.ª feira | Sala 0.84 | 14h00


VIOLA DE ARCO

6 de Abril | 5.ª feira | Sala 1.76 | 11h00


VIOLINO

13 de Abril | 5.ª feira | Sala 0.84 | 16h00


VIOLONCELO

5  de Abril | 4.ª feira | Sala 0.84 | 16h00


COMPOSIÇÃO

12 de Abril | 4.ª feira | Sala 1.136 | 9h30


DIREÇÃO CORAL

21 de Abril | 6.ª feira | Sala 0.81 | 10h00

 

DIREÇÃO ORQUESTRAL

11 de Maio | 5.ª feira | Grande Auditório | 11h30

FORMAÇÃO MUSICAL  

PROVA ESCRITA

13 Abril | 5.ª feira | Sala 2.01 | 10h00

 

Prova ORAL

13 Abril | 3.ª feira | Sala 2.1 a 2.14 | 14h00


 

JAZZ
4 de Abril | 3.ª feira | Sala 0.79 | 10h00
 

Datas das Provas Práticas

VARIANTE DE EXECUÇÃO

VARIANTE DE EXECUÇÃO

CANTO

10 de Abril | 2.ª feira | Pequeno Auditório | 10h00
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso 

CLARINETE

13 de Abril | 5.ª feira | Pequeno Auditório | 10h00
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

CONTRABAIXO

6 de Abril | 5.ª feira | Sala 0.84 | 10h00
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

CRAVO

3 de Abril | 2.ª feira | Sala 0.69 | 11h00
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

FAGOTE

13 Abril | 5.ª feira | Sala 1.76 | 10h00
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

FLAUTA

6 de Abril | 5.ª feira | Sala 1.76 | 10h00
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

GUITARRA

17 de Abril | 2.ª feira | Pequeno Auditório | 14h00
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

HARPA

3 de Abril | 2.ª feira | Sala 1.76 | 11h00
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

OBOÉ

13 de Abril | 5.ª feira | Sala 1.76 | 14h30
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

ÓRGÃO

10 de Abril | 2.ª feira | Sala 1.72 | 15h00
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

PERCUSSÃO
 
11 de Abril | 3.ª feira | Pequeno Auditório | 14h30
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

PIANO
 
6 de Abril | 5.ª feira | Sala 0.75 | 9h30
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

SAXOFONE

11 de Abril | 3.ª feira | Sala 0.81 | 10h00
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

TROMBONE

5 de Abril | 4.ª feira | Pequeno Auditório | 10h00
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

TROMPA

13 de Abril | 5.ª feira | Sala 0.81 - 15h00 
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

TROMPETE | 3 de Abril | 2.ª feira | Pequeno Auditório | 11h00

Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

TUBA / EUFÓNIO

11 de Abril | 3.ª feira | Sala 0.84 | 14h00
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

VIOLA DE ARCO

6 de Abril | 5.ª feira | Sala 1.76 | 11h00
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

VIOLINO

13 de Abril | 5.ª feira | Sala 0.84 | 9h30
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

VIOLONCELO

5 de Abril | 4.ª feira | Sala 0.84 | 10h00
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso
VARIANTE DE COMPOSIÇÃO, DIREÇÃO CORAL E FORMAÇÃO MUSICAL

VARIANTE DE COMPOSIÇÃO, DIREÇÃO CORAL E FORMAÇÃO MUSICAL

COMPOSIÇÃO
 
PROVA CRIATIVA (Composição Estilistica)
 
11 de Abril | 3.ª feira | Sala 2.1 | 14h00
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso
 
ENTREVISTA
 
12 de Abril | 4.ª feria | Sala 1.136 | 14h00
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso
 

A data limite que os alunos terão para enviar o portfólio digital é dia 3 de Abril, paraEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


DIRECÇÂO CORAL E FORMAÇÃO MUSICAL
 
PROVA ESCRITA
12 Abril | 4.ª feira | 10h00 | Sala 2.1
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso
 
PROVA ORAL
12 Abril | 4.ª feira | 14.h00 I Salas 2.11 a 2.16
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

DIREÇÃO DE ORQUESTRA DE SOPROS 
 
3 de Abril | 2ª feira | Sala 0.67 I 14h00
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e de Mudança de Par Instituição/Curso
VARIANTE DE JAZZ

VARIANTE DE JAZZ

JAZZ 
 
3 de Abril | 2.a feira | Sala 0.79 | 10h00
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso 
ACORDEÃO
 
6 de Abril | 5.ª feira | Sala 0.70 | 11h00
Concurso Local de Acesso

 
BAIXO ELÉCTRICO
 
11 de Abril | 3.ª feira | Sala 0.79 | 11h00
Concurso Local de Acesso

 


BATERIA  
 
11 de Abril | 3.ª feira | Sala 0.79 | 14h00
Concurso Local de Acesso

 


CLARINETE
 
5 de Abril | 4.ª feira | Sala 0.70 | 11h00
Concurso Local de Acesso

CONTRABAIXO 
 
11 de Abril | 3.ª feira | Sala 0.79 | 11h00
Concurso Local de Acesso

  


FLAUTA
 
5 de Abril | 4.ª feira | Sala 0.70 | 11h00

Concurso Local de Acesso


GUITARRA ELÉCTRICA 
 
5 de Abril | 4.ª feira | Sala 0.67 | 11h00 
Concurso Local de Acesso
 

PIANO
 
6 de Abril | 5.ª feira | Sala 0.70 | 11h00
Concurso Local de Acesso

SAXOFONE

5 de Abril | 4.ª feira | Sala 0.70 | 11h00
Concurso Local de Acesso

TROMBONE
 
6 de Abril | 5.ª feira | sala 0.79 | 11h00
Concurso Local de Acesso

TROMPETE
 
6 de Abril | 5.ª feira | sala 0.79 | 11h00
Concurso Local de Acesso
 

VIBRAFONE
 
6 de Abril | 5.ª feira | sala 0.70 | 11h00

VIOLINO

4 de Abril | 3.ª feira | Sala 0.70 | 11h00 
Concurso Local de Acesso

VOZ
 
5 de Abril | 4.ª feira | Sala 0.79 | 11h00
Concurso Local de Acesso
 
 

 

Decretos de Lei associados

  • An Adobe Acrobat file RegRegimedeReingeMudancaParInstituicaoCurso
  • An Adobe Acrobat file Regulamento das provas especificas para maiores de 23 | Licenciatura em Musica
  • An Adobe Acrobat file Regulamento das provas especificas para maiores de 23 | Licenciatura em Tecnologias da Musica
  • An Adobe Acrobat file Regulamentos Concursos de Acesso | Concursos Especiais
  • An Adobe Acrobat file Regulamentos Concursos de Acesso | Estudante Internacional

Divulgação de Eventos

Brevemente disponível.

Por agora, para poder efectuar o seu pedido de Divulgação de Eventos, por favor envie email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Divulgação de Eventos | Ex-Alunos

Brevemente disponível.

Por agora, para poder efectuar o seu pedido de Divulgação de Eventos, por favor envie email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. identificando-se como Ex-Aluno da ESML.

Em actualização

aguarde...

Estudante a Tempo Parcial | Regulamento para o ano letivo 2018/2019

Âmbito

Considera-se Estudante a Tempo Parcial aquele aluno que, encontrando-se matriculado na ESML, se inscreve a um número de unidades curriculares a que correspondam um número máximo de 30 ETCS por ano letivo.

Candidatura

A candidatura consiste na entrega de um requerimento, no qual o candidato deverá enunciar as unidades curriculares e respetivos ECTS às quais se pretende inscrever no presente ano letivo. A atribuição do estatuto de estudante a tempo parcial representa uma redução de 40% no valor anual da propina. O critério de seriação de candidatos tem em conta o número de créditos em falta para conclusão do ciclo de estudos que frequentam. Os candidatos serão seriados por ordem crescente do número de créditos em falta.

Os candidatos deverão proceder à candidatura presencialmente. Para tal, deverão dirigir-se aos Serviços Académicos da ESML, durante o horário de funcionamento deste serviço.

Vagas – 30

Calendário

Prazo de candidaturas: 2 a 5 de Novembro
Entrega dos processos ao júri: 7 de Novembro
Análise de candidaturas: 8 e 9 de Novembro
Afixação dos resultados: 14 de Novembro
Reclamações: 15 e 16 de Novembro
Afixação dos resultados finais: 19 de Novembro


Contactos

Todas as dúvidas deverão ser remetidas para os Serviços Académicos da ESML.

Formulário de Inscrição em Unidade Curricular de Opção

 Regulamento das UCs Opcionais Regulamento das UCs Opcionais

 Regulamento das UCs Opcionais Regulamento das UCs Opcionais

Como parte integrante dos Planos Curriculares os alunos irão necessitar de realizar ao longo dos seus estudos na ESML várias Unidades Curriculares (UCs) Opcionais.
O aluno poderá frequentar as seguintes UCs opcionais:

  1. Qualquer UC das licenciaturas da ESML que não faça parte do Plano Curricular do Ramo frequentado pelo aluno (dentro do limite das vagas disponíveis) e que não atribua mais do que 4 créditos;
  2. Qualquer UC apresentada na Lista de UCs de Opção disponibilizada pela ESML no início de cada semestre na página dos Serviços Académicos do site da escola;
  3. UCs a realizar noutras escolas do IPL, ou em instituições de ensino superior nacionais com as quais a ESML tenha protocolos de cooperação, mediante autorização prévia (para informações sobre o procedimento deverá dirigir-se aos Serviços Académicos).

IMPORTANTE!

  • A inscrição numa UC de Opção implica a sujeição ao regime de faltas e ao sistema de avaliação em vigor para essa UC.
  • É unicamente da responsabilidade do estudante a escolha de uma UC opcional cujo horário seja compatível com o horário das UC do seu plano de estudos.
  • Não podem ser feitas como UCs de Opção as UCs nucleares de qualquer Variante/Ramo.
  • A frequência de UCs de Opção está dependente não só do número de vagas disponíveis em cada semestre, como também do parecer do docente responsável pela UC relativamente à compatibilidade da formação do aluno com as exigências básicas da UC (por exemplo, o nível mínimo de técnica instrumental para poder frequentar um agrupamento).

Como se inscrever numa UC Opcional

Para inscrição em UCs a realizar fora da ESML (ver ponto 3 da lista anterior) o aluno deverá dirigir-se aos Serviços Académicos para iniciar o processo.
Nos restantes casos a inscrição é realizada da seguinte maneira:

  1. Contacte o docente responsável pela UC que deseja frequentar, de modo a obter um parecer positivo relativamente a adequação da UC à formação do aluno (ver caixa "IMPORTANTE");
  2. Aceda ao Formulário Online de Inscrição em UCs de Opção, disponível na página dos Serviços Académicos do site da ESML;
  3. Preencha o formulário com todos os dados requeridos até ao final do período definido para cada semestre.

ATENÇÃO: As inscrições para UCs de Opção de 1º semestre encerrarão no dia 31 de Outubro de 2019, às 23h59.


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Horários das UCs com várias turmas - 2018/2019

Formação Auditiva A1 e A2

2ª feira, 11h30 - sala 2.12
Turma A - Dra. Sandra Barroso

3ª feira, 11h - sala 2.1
Turma B - Dr. Francisco Cardoso

3ª feira, 14h - sala 2.12
Turma C - Dra. Sandra Barroso

3ª feira, 15h30 - sala 2.12
Turma D - Dra. Sandra Barroso

4ª feira, 12h - sala 2.14
Turma E - Prof. Cristina Brito da Cruz

5ª feira, 13h30 - sala 2.14
Turma F - Prof. Cristina Brito da Cruz

6ª feira, 10h00 - sala 2.16
Turma G - Prof. Cláudia Casquilho

6ª feira, 11h30 - sala 2.16
Turma H - Prof. Cláudia Casquilho

Formação Auditiva A3 e A4

2ª feira, 13h - sala 1.136
Turma A - Prof. Manon Marques

3ª feira, 10h - sala 2.13
Turma B - Prof. Helena Almeida

3ª feira, 11h30 - sala 2.13
Turma C - Prof. Helena Almeida

3ª feira, 16h30 - sala 2.14
Turma D - Prof. Cristina Brito da Cruz

4ª feira, 13h30 - sala 1.136
Turma E - Prof. Clara Alcobia Coelho

4ª feira, 15h00 - sala 1.136
Turma F - Prof. Clara Alcobia Coelho

5ª feira, 13h30 - sala 1.136
Turma G - Prof. Clara Alcobia Coelho

Repertório de Orquestra

2ª feira, 11h00 às 12h00
Turma A – Dr. Roberto Pérez

3ª feira, 14h00 às 15h00
Turma B – Dr. Roberto Pérez

Análise Musical A1 e A2 (para instrumentistas e cantores)

3ª feira, 09h00 às 11h00- sala 2.12
Turma A – Dr. Roberto Pérez

5ª feira 09h00 às 11h00
Turma B – Prof. Vasco Azevedo

Análise Musical A3

2ª feira, 11h00 às 13h00
Turma A – Dr. Luís Tinoco

3ª feira, 16h00 às 18h00
Turma B – Dr. Carlos Fernandes

Repertório de Orquestra

2ª feira, 11h00 às 12h00
Turma A – Dr. Roberto Pérez

3ª feira, 14h00 às 15h00
Turma B – Dr. Roberto Pérez

 

Informações

 

Bem-vindo(a) ao Politécnico de Lisboa!

https://r.ipl.pt/a2025

 

 

É com grande entusiasmo que a Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) vos dá as boas-vindas! A vossa chegada marca o início de uma experiência única e enriquecedora que vai muito além do vosso percurso académico. 

Os serviços académicos estão disponíveis e empenhados em proporcionar o melhor atendimento on-line, pelo que reunimos nesta página algumas informações que vão ajudar no processo de inscrição.

 

PRAZOS PARA MATRÍCULAS

    • de 01 a 05 de setembro de 2025 - Licenciaturas (1º ciclo);

ATENÇÃO: As inscrições serão lançadas exclusivamente da plataforma online, sendo ativada apenas durante o prazo estabelecido.

 

PAGAMENTOS A EFECTUAR

    • 1ª Prestação da Propina: 58,00 
    • Seguro Escolar: 2,50
    • Taxa de Inscrição: 40,00

 Aviso:Os estudantes que se candidataram ou que se pretendam candidatar-se à Bolsa de Estudo, deverão enviar o comprovativo de candidatura à bolsa de estudo para o email da tesouraria - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., a fim de não efetuarem o pagamento da 1.ª prestação da propina. Contudo, terão de efetuar o pagamento do seguro escolar e da taxa de inscrição.

       

Cartão Estudante Caixa IU 2025/26

 

O Cartão de Estudante é essencial para o teu dia-a-dia dentro da ESML, poderá ser pedido no ato da matrícula online ou posteriormente. A Caixa Geral de Depósitos estará também presente na ESML do dia 29 de setembro a 3 de outubro para esclarecer dúvidas ou ajudar neste processo. 

O Cartão Caixa IU é um 3 em 1:

  • Cartão de Débito
  • Cartão de Identificação de Estudante
  • Cartão de Descontos

O que precisas para o pedir?

  • Cartão de Cidadão ou documento de identificação equivalente com NIF;
  • Comprovativo de morada, se não fores cidadão português.

Também podes pedir o teu Cartão Caixa IU aqui, onde quiseres e à hora que te for mais conveniente. Para obteres o Cartão de Estudante basta, no momento da matrícula, autorizares a cedência de dados à Caixa e ativares a Chave Móvel Digital (CMD) e a assinatura digital, em https://www.autenticacao.gov.pt/a-chave-movel-digital.

Receção do Cartão:

  • Se escolheres o Cartão Caixa IU com função de Débito, a Caixa Geral de Depósitos irá enviá-lo para a morada que indicares.
  • Se optares apenas pelo Cartão de Estudante, podes levantá-lo na tua faculdade.

Para mais informações sobre os produtos e os serviços que a Caixa tem para ti, clica aqui.

 

 

 

Informações Gerais

FICHAS DE UNIDADE CURRICULAR

REGIME DE FREQUÊNCIA DA LICENCIATURA EM MÚSICA

REGIME DE FREQUÊNCIA DA LICENCIATURA EM TECNOLOGIAS DA MÚSICA

REGULAMENTO DAS UCS OPCIONAIS

REGULAMENTO DOS PROJECTOS CURRICULARES (UC DE OPÇÃO)

VALIDAÇÃO DE NOVO PROJECTO CURRICULAR (UC DE OPÇÃO)

Information for International Students

CURRICULAR UNITS

BACHELOR IN MUSIC HANDBOOK

BACHELOR IN MUSIC TECHNOLOGIES HANDBOOK

MASTER IN MUSIC HANDBOOK

Inscrições às Unidades Curriculares Opcionais para o ano letivo 2018/2019

A ESML disponibiliza aos seus estudantes várias unidades curriculares opcionais. Todas as Unidades Curriculares, a funcionar como opcionais, estão abertas às preferências dos estudantes dos cursos da ESML.

Para efectuar a inscrição numa unidade curricular (UC) de Opção o aluno deve realizar os seguintes passos:

  1. Obter uma "Ficha de Opção" junto da secretaria dos Serviços Académicos;
  2. Preencher a "Ficha de Opção" com os dados relativos à UC de opção pretendida;
  3. Apresentar a ficha ao docente que lecciona a UC de opção pretendida, para aprovação e assinatura;
  4. Entrega da respectiva ficha devidamente preenchida e com a assinatura do docente da UC no máximo até ao dia 31 de Outubro de 2018, nos Serviços Académicos durante as horas de funcionamento.

Os estudantes das Licenciaturas da ESML podem escolher:

  • Qualquer Unidade Curricular que conste na "Lista de UCs opcionais", afixada no quadro de informações junto da secretaria dos Serviços Académicos, no início do ano letivo;
  • Qualquer Unidade Curricular das licenciaturas da ESML que não faça parte do currículo da Licenciatura/Variante/Ramo que o aluno frequenta, dentro do limite das vagas disponíveis. Estas UCs constam dos planos de estudos e não podem ter mais de 4 créditos.
  • UCs a realizar em instituições de ensino superior nacionais com as quais a ESML tem protocolos de cooperação, e mediante autorização prévia (consultar junto da secretaria dos Serviços Académicos);

IMPORTANTE: É unicamente da responsabilidade do estudante a escolha de UCs opcional cujo horário seja compatível com o horário das UCs do seu plano de estudos.

 

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Corpo Docente

  • Composição
  • Direcção Coral e Formação Musical
  • Direcção Orquestral
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  • Música de Câmara
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Localização e contactos

  • Escola Superior de Música de Lisboa,Campus de Benfica do IPL | Lisboa 1500-651
  • esml@esml.ipl.pt
  • +351 210 464 800
  • +351 933 459 008
  • GPS: 38.746209,-9.196755,16
  • Termos e condições

Horário de funcionamento

Horário de Funcionamento 
 
Mês de agosto 
Dias úteis - das 9h00 às 18h00
Fins de semana e Feriados - Instalações encerradas
 
A partir do mês de setembro
Dias úteis - das 8h30 às 23h30
Fins de semana e Feriados - 10h00 às 20h00
 
A ESML encerra nos dias 24, 25 e 31 de Dezembro de 2025 e 1 de Janeiro 2026
 
 
 

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