ESML ESML

Menu

  • Home
    • ESML
      • Sobre Nós
      • Estatutos
      • Órgãos de governo
    • PESSOAS
      • Corpo Docente
      • Coordenações
      • Contactos
    • SERVIÇOS
      • Serviços académicos
      • Recursos Humanos
      • Centro de Documentação
  • Cursos/Candidaturas
    • CANDIDATURAS
      • Estudar na ESML
      • Licenciatura em Música
      • Licenciatura em Tecnologias da Música
      • Mestrado em Ensino de Música
      • Mestrado em Música
    • LICENCIATURAS
      • Licenciatura em Música
      • Licenciatura em Tecnologias da Música
      • Licenciatura em Música na Comunidade
    • MESTRADOS
      • Mestrado em Música
      • Mestrado em Ensino de Música
    • DOUTORAMENTOS
      • Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento
    • POS GRADUAÇÕES
      • Pós-graduação em Composição Aplicada
      • Pós-Graduação em Produção Audiovisual Aplicada à Música
  • Internacional
    • ERASMUS +
    • Erasmus for foreign students
  • Investigação
    • Provas e apresentações públicas de Mestrado
    • Mestrados Concluídos
    • Repositório Científico
    • CESEM . Polo do IPL - ESML
  • Recursos
    • Moodle
    • Empregabilidade
    • Portal Académico
    • Portal dos docentes
    • Login
  • Home
    • ESML
      • Sobre Nós
      • Estatutos
      • Órgãos de governo
    • PESSOAS
      • Corpo Docente
      • Coordenações
      • Contactos
    • SERVIÇOS
      • Serviços académicos
      • Recursos Humanos
      • Centro de Documentação
  • Cursos/Candidaturas
    • CANDIDATURAS
      • Estudar na ESML
      • Licenciatura em Música
      • Licenciatura em Tecnologias da Música
      • Mestrado em Ensino de Música
      • Mestrado em Música
    • LICENCIATURAS
      • Licenciatura em Música
      • Licenciatura em Tecnologias da Música
      • Licenciatura em Música na Comunidade
    • MESTRADOS
      • Mestrado em Música
      • Mestrado em Ensino de Música
    • DOUTORAMENTOS
      • Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento
    • POS GRADUAÇÕES
      • Pós-graduação em Composição Aplicada
      • Pós-Graduação em Produção Audiovisual Aplicada à Música
  • Internacional
    • ERASMUS +
    • Erasmus for foreign students
  • Investigação
    • Provas e apresentações públicas de Mestrado
    • Mestrados Concluídos
    • Repositório Científico
    • CESEM . Polo do IPL - ESML
  • Recursos
    • Moodle
    • Empregabilidade
    • Portal Académico
    • Portal dos docentes
    • Login

Search

Uncategorised

Conteúdos Programáticos das Provas Práticas

ÁREA DE COMPOSIÇÃO

ÁREA DE COMPOSIÇÃO

1) Apresentação de um portfólio com obras que o candidato considere relevantes na sua produção, integrando, sempre que possível, gravações de execuções públicas das mesmas.
2) Texto escrito, em português ou inglês, justificativo da escolha das obras incluídas no portfólio apresentado, a entregar no dia da realização da entrevista.
3) Entrevista, com a duração aproximada de 20 minutos, para discussão do portfólio.

ÁREA DE DIREÇÃO CORAL/DIREÇÃO DE ORQUESTRA

ÁREA DE DIREÇÃO CORAL/DIREÇÃO DE ORQUESTRA

1) Apresentação de portfólio onde deve constar a experiência na área da Direção e gravações vídeo com obras dirigidas pelo candidato em pelo menos duas formações distintas – a título de exemplo: Orquestra de Sopros/Banda, Orquestra Cordas/Sinfónica, Coro a cappella de maior dimensão, Ensemble ou Grupo Vocal a cappella de menor dimensão, Coro e Orquestra (Sinfónica, de sopros ou de cordas), Coro e Ensemble Instrumental, Ensemble Instrumental Misto.
2) Texto escrito, em português ou inglês, justificativo da escolha das obras incluídas no portfólio apresentado, a entregar no dia da realização da entrevista.
3) Direção Coral: a prova prática terá lugar no dia 2 de maio de 2025, às 11h00, e consistirá na execução da peça obrigatória – “À memória de Arnada” (Pedro Faria Gomes).
4) Direção de Orquestra: a prova prática (aprox. 15 minutos) terá lugar no dia 20 de maio de 2025, às 11h00, e consistirá num ensaio de 5 minutos, seguindo-se o restante tempo para a execução da peça obrigatória – 1.º andamento da Sinfonia n.º 5 em Dó menor, Op. 67 (L. van Beethoven).

5) O júri reserva-se o direito de interromper a prova prática antes do fim dos 15 minutos.
6) Entrevista, com a duração aproximada de 20 minutos, para discussão do portfólio.

Nota: O júri reserva-se o direito de interromper a prova prática antes do fim dos 15 minutos.

ÁREA DE INSTRUMENTO/CANTO

ÁREA DE INSTRUMENTO/CANTO

1) Execução de um programa preenchido com obras contrastantes de livre escolha do candidato, com a duração aproximada de 20 minutos.
2) Texto escrito, em português ou inglês, justificativo da escolha do programa apresentado, a entregar no momento da realização da prova prática.
3) Entrevista.

4) O Júri reserva-se o direito de não ouvir as obras na íntegra.

5) Na área de especialização de Canto, o candidato terá de trazer um pianista acompanhador.

 

ÁREA DE JAZZ

ÁREA DE JAZZ

1) Prova prática de instrumento:

a. O candidato deverá escolher 3 temas contrastantes em carácter e tempo (melodia, improviso e comping). Poderá executar cada um dos temas a solo, com um (no máximo) músico acompanhador, ou recorrendo a playalong (Aebersold, Band-in-a-Box, iReal ou outro). No caso de ser acompanhado, o candidato é responsável pela pontualidade do seu acompanhador, assim como pelo material necessário para a execução (instrumentos, cabos, pratos de bateria, baquetas, etc.). Serão disponibilizados piano, bateria, amplificador de baixo e amplificador de guitarra.
b. Prova de leitura à primeira vista (melodia e cifra, com improvisação e comping ou walking). Os candidatos de bateria farão leitura de estudos rítmicos e/ou de excertos de orquestra ou de Big Band.

2) Texto escrito, em português ou inglês, justificativo da escolha do programa apresentado, a entregar no momento da realização da prova prática de instrumento.
3) Entrevista.

Notas:

- Todos os candidatos deverão trazer partituras dos temas escolhidos para execução.
- Os candidatos de voz deverão obrigatoriamente escolher pelo menos um tema com letra e outro “instrumental” (sem letra). Microfone e amplificador para voz estarão disponíveis na sala (por questões de higiene, aconselha-se o uso de microfone próprio).
- Os candidatos de bateria deverão mostrar conhecimentos sobre rudimentos (single stroke, double stroke, paraddidle simples, duplo e triplo), swing (4/4 e 3/4), latino, bossa-nova e compassos irregulares. Os bateristas deverão trazer baquetas e vassouras.
- Os candidatos de guitarra e baixo deverão trazer os seus instrumentos, assim como os cabos necessários. Amplificadores de guitarra ou de baixo estarão disponíveis na sala.
- Os candidatos deverão trazer os seus playalongs (smartphone, leitor mp3, tablet ou computador; qualquer um deles com saída ou adaptador para mini-jack).
- Com exceção do piano, da bateria e do vibrafone, os candidatos são responsáveis por trazer o seu instrumento.
- Os instrumentos lecionados são: voz, saxofone, trompete, trombone, piano, guitarra elétrica, contrabaixo e bateria. Candidatos a outros instrumentos deverão exibir muito bom domínio técnico que o Júri considere suficiente e de desenvolvimento autónomo, uma vez que poderão vir a ter aula de instrumento com outro instrumentista.


Critérios de avaliação:

- É realizada uma avaliação global da execução, tendo em conta os seguintes elementos (notados a título indicativo numa grelha de insuficiente, suficiente, bom e muito bom): qualidade de som e afinação; competência técnica (articulação, destreza, etc.); sentido rítmico; noção de forma/harmonia (grau de consciência harmónica no improviso); criatividade/vocabulário; expressividade/musicalidade e leitura à primeira vista.

Conteúdos Programáticos das Provas Práticas

ÁREA DE COMPOSIÇÃO

ÁREA DE COMPOSIÇÃO

1. Apresentação de um portfólio com obras que o candidato considere relevantes na sua produção, integrando, sempre que possível, gravações de execuções públicas das mesmas.
2. Prova escrita de português - em data a anunciar.
3. Entrevista, com a duração aproximada de 20 minutos, para discussão do portfólio.
4) Texto escrito com uma Proposta de Investigação, incluindo: título, resumo (máximo de 500 palavras), palavras-chave e cinco entradas/títulos de bibliografia básica sobre o tema.

 

 

ÁREA DE DIREÇÃO (CORAL/ORQUESTRAL)

ÁREA DE DIREÇÃO (CORAL/ORQUESTRAL)

 

1) Apresentação de portfólio onde devem constar a experiência na área da Direção e gravações vídeo com obras dirigidas pelo candidato em pelo menos duas formações distintas – a título de exemplo: Orquestra de Sopros/Banda, Orquestra Cordas/Sinfónica, Coro a cappella de maior dimensão, Ensemble ou Grupo Vocal a cappella de menor dimensão, Coro e Orquestra (Sinfónica, de sopros ou de cordas), Coro e Ensemble Instrumental, Ensemble Instrumental Misto.
2) Prova escrita de português – em data a anunciar.
3) Direção Coral: a prova prática terá lugar no dia 2 de maio de 2025, às 11h00, e consistirá na execução da peça obrigatória – “À memória de Arnada” (Pedro Faria Gomes);
4) Direção Orquestral: a prova prática (aprox. 10 minutos) terá lugar no dia 20 de maio de 2025, às 11h00, e consistirá num ensaio de cerca de 3 minutos, seguindo-se o restante tempo para a execução da peça obrigatória – Abertura de “Egmont”, Op. 84 (L. van Beethoven);
5) O júri reserva-se o direito de interromper a prova prática antes do fim dos 10 minutos.
6) Entrevista, com a duração aproximada de 20 minutos, para discussão do portfólio.
7) Texto escrito com uma Proposta de Investigação, incluindo: título, resumo (máximo de 500 palavras), palavras-chave e cinco entradas/títulos de bibliografia básica sobre o tema.

 

 

ÁREA DE FORMAÇÃO MUSICAL

ÁREA DE FORMAÇÃO MUSICAL

  1. Prova escrita (ca. 1 hora): reconhecimento de intervalos (sequência de sons), ditado de melodia, ditado polifónico para preenchimento de espaços, ditado de baixo e análise funcional (com melodia dada).
  2. Texto escrito pelo candidato: o texto, obrigatoriamente escrito em português, deverá ser enviado para o endereço de e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até três dias antes da prova escrita. Deverá incluir: uma descrição sucinta da motivação conducente à candidatura e dos objetivos esperados durante a possível frequência do ciclo de estudos; uma reflexão fundamentada em literatura à escolha do candidato sobre processos de aprendizagem musical no contexto do ensino artístico especializado. Normas: dimensão de 1300 a 2000 palavras; entrega em ficheiro PDF, formatação em Times ou Calibri, tamanho 12, espaçamento 1.5, entregue com Folha de Rosto (capa) e Bibliografia em formato APA.
  3.  Provas de leitura à 1ª vista: leitura rítmica, leitura cantada de intervalos a partir de um qualquer som e duas melodias sem acompanhamento (uma tonal, outra atonal ou com dificuldades intervalares).
  4. Provas preparadas de canto e piano:

a) Uma obra para canto e piano, à escolha do candidato, para ser cantada com texto e tocada, em simultâneo por ele.

b) Execução, à escolha do candidato, do acompanhamento ao piano da obra "A Chloris" de Reynaldo Hahn, ou de "Nicolette" de Maurice Ravel ("Trois chansons", transcrição para voz e piano) - partituras disponiveis nos Serviços Académicos.

     5. Entrevista.

     6. Avaliação: a prova escrita é realizada em simultâneo para todos os candidatos; o texto é entregue é enviado por e-mail três dias antes da prova escrita. As provas 3, 4 e  5 são              feitas individualmente e, dado incluírem provas de leitura à 1ª vista iguais para todos os candidatos, não são públicas. Todas as provas serão avaliadas numa escala de 0 a 20 valores.       Os   candidatos só serão aprovados se tiverem o mínimo de 10 valores em qualquer das 5 provas. A avaliação final da prova de acesso é obtida pela média aritmética das 5 provas     referidas e conduz à seriação dos candidatos aprovados, que serão colocados em função do número de vagas de acesso.

    7. Texto escrito com uma Proposta de Investigação, incluindo: título, rtesumo (máximo de 500 palavras), palavras-chave e cico entradas/títulos de bibliografia básica sobre o tema.

  

ÁREA DE INSTRUMENTO/CANTO

ÁREA DE INSTRUMENTO/CANTO

1. Programa, à escolha do candidato, com a duração aproximada de 20 minutos e que inclua obras contrastantes.
2. Prova escrita de português - em data a anunciar
3. Entrevista.
4. O júri reserva-se o direito de não ouvir as obras na íntegra.

5. Na área de especialização de Canto, o candidato terá de trazer um pianista acompanhador.

6. Texto escrito com uma Proposta de Investigação, incluindo: título, resumo (máximo de 500 palavras), palavras-chave e cinco entradas/títulos de bibliografia básica sobre o tema.

 

 

 

Datas das Provas de Acesso 2025/2026

14 de Abril – 2ª feira
 
TROMPETE
Horário: 9h30 até 11h30 Mestrado
11h30 até 13h30 Licenciatura 
13h30 até 14.00h (pausa)
14.00h até 16.00h Licenciatura 
Sala: Grande Auditório
Júri: David Burt, Stephen Mason, Ricardo Pereira
  
Obs. Os candidatos fazem a prova por ordem alfabética
 
 
CANTO (Licenciatura)
Horário: 10:30h
Sala: Pequeno Auditório
Júri: Armando Possante, Siphiwe Mckenzie, Sílvia Mateus e Nuno Vieira de Almeida
Atenção:
  • Todos os candidatos têm de estar presentes na ESML às 10h30m.
  • O candidato terá de trazer um Pianista Acompanhador
 
DIREÇÃO DE ORQUESTRA DE SOPROS
Horário: 14:00h
Sala: 0.84
Júri: Maxim Aulio, José Eduardo Gomes, a definir
 
GUITARRA e HARPA Licenciatura/Mestrado
Horário: 11:00h
Sala: 0.72
Júri: António Gonçalves, João Duarte, a definir
 
 
JAZZ Bateria
Horário: 11:00h
Sala: 0.67
Júri: André Sousa Machado (preside), Bruno Pedroso, Mário Delgado
 
 
 
JAZZ Voz
Horário: 11:00h
Sala: 0.79
Júri: Maria João Grancha (preside), João Moreira, André Fernandes
 
FLAUTA Licenciatura
Horário: 14:30h
Sala: 1.76
Júri: Nuno Ivo Cruz, Nuno Inácio, Olavo Barros
15 de Abril – 3ª feira
CANTO  (Mestrados)
Horário: 10:30h
Sala: Pequeno Auditório
Júri: Armando Possante, Siphiwe Mckenzie, Sílvia Mateus e Nuno Vieira de Almeida
Atenção:
  • Todos os candidatos têm de estar presentes na ESML às 10h30m.
  • O candidato terá de trazer um Pianista Acompanhador
 
 
TUBA E EUFÓNIO Licenciatura/Mestrado
Horário: 11:00h
Sala: Grande Auditório
Júri: Adélio Carneiro, Ricardo Pereira, João Carvalho
 
TROMBONE Licenciatura/Mestrado
Horário: 14:00h
Sala: Grande Auditório
Júri: Adélio Carneiro, Ricardo Pereira, João Carvalho
 
JAZZ Guitarra
Horário: 11.00h
Sala: 0.79
Júri: Afonso Pais, (preside) Mário Delgado, João Moreira
 
 
 
16 de Abril – 4ª feira
 
FLAUTA Mestrados
Horário: 09.00h
Sala:1.76
Júri: Nuno Ivo Cruz, Nuno Inácio, Olavo Barros
 
 
TROMPA Licenciatura/Mestrado
Horário: 10h00
Sala: Pequeno Auditório
Júri: Paulo Guerreiro, Luís Vieira, a definir
 
 
SAXOFONE Licenciatura
Horário: 10:00h
Sala: Grande Auditório
Júri: José Massarrão, Rodrigo Lima, Luís Correia
SAXOFONE Mestrados
Horário: 14:00h
Sala: Grande Auditório
Júri: José Massarrão, Rodrigo Lima, Paulo Gaspar
 
 
VIOLONCELO Licenciatura/Mestrado
Horário: 10:00h
Sala: 0.81
Júri: Varoujan Bartikian, Levon Mouradian, Manuel Rego
 
OBOÉ Licenciatura/Mestrado
Horário: 10:00h
Sala: 0.67
Júri: Ricardo Lopes, Pedro Ribeiro, Ricardo Ramo
ÓRGÃO
Horário: 10h:30 Licenciatura
Horário: 13.00h Mestrado
Sala: 1.72
Júri: João Vaz, António Esteireiro, Salomé Monteiro
 
 
 
 
CONTRABAIXO
Horário: 14.00h Licenciatura
Horário: 17.00h Mestrado
Sala: 0.81
Júri: Manuel Rego, Domingos Ribeiro, Varoujan Bartikian
 
 
COMPOSIÇÃO (Prova Específica)
Horário: 14:00h -18:00h
Sala: 2.1
Júri: Jaime Reis, Carlos Marecos, Carlos Caires, Sérgio Azevedo, Luís Tinoco, Carlos Fernandes, Ana Seara, Vasco Mendonça
 
17 de Abril – 5ª feira
 
 
VIOLA DE ARCO Licenciatura/Mestrado
Horário: 11:00h
Sala: 1.76
Júri: Pedro Muñoz; Samuel Barsegian, Teresa Rombo
 
COMPOSIÇÃO (Prova Específica - Entrevistas)
Horário: Entrevistas Mestrados 9:30h -12:30h
Entrevistas Licenciatura 14:00h -18:00h
Sala: 1.136
Júri: Jaime Reis, Carlos Marecos, Carlos Caires, Sérgio Azevedo, Luís Tinoco, Carlos Fernandes, Roberto Pérez, Ana Seara, Vasco Mendonça
 
 
FAGOTE Licenciatura/Mestrado
Horário: 10:00h
Sala: Pequeno Auditório
Júri: Ricardo Ramos, Roberto Erculiani , Ricardo Lopes
 
JAZZ (Licenciatura)
Maiores 23 (Todos os instrumentos)
Horário: 11:00h
Sala: 0.79
Júri: Óscar Graça (preside), Pedro Moreira, Afonso Pais
 
 
 
 
 
 
JAZZ (Licenciatura)
Mudança de Par ou Instituição (Todos os instrumentos)
Horário: 13:00h
Sala: 0.79
Júri: Óscar Graça (preside), Pedro Moreira, Afonso Pais
 
 
JAZZ (Licenciatura)
Titulares de Cursos Médios ou Superiores (Todos os instrumentos)
Horário: 15:00h
Sala: 0.79
Júri: Óscar Graça (preside), Pedro Moreira, Afonso Pais
 
21 de Abril – 2ª feira
 
 
VIOLINO (Licenciatura)
Horário: 10:30h
Sala: Pequeno Auditório
Júri: Tiago Neto, Bin Chao, Ana Manzanilla
 
 
PERCUSSÃO Licenciatura/Mestrado
Horário: 09.00h
Sala: Grande Auditório
Júri: Marco Fernandes; Pedro Carneiro e Richard Buckley
 
JAZZ Trompete/Trombone
Horário: 11.00h
Sala: 0.79
Júri: João Moreira (preside), Lars Arens, Gonçalo Marques
 
JAZZ
Mestrado em Música (todos os instrumentos)
Horário: 15.00h
Sala: 0.79
Júri: Óscar Graça (preside), Lars Arens, Nelson Cascais
22 de Abril – 3ª feira
 
JAZZ Saxofone/Clarinete
Horário: 11.00h
Sala: 0.67
Júri: Pedro Moreira (preside) Desidério Lázaro, Lars Arens
 
 
JAZZ Piano
Horário: 11.00h
Sala: 0.79
Júri: Óscar Graça (preside) João Paulo Esteves da Silva, Nelson Cascais
 
 
VIOLINO (Mestrado)
Horário: 15:00h
Sala: Grande Auditório
Júri: Tiago Neto, Bin Chao, Ana Manzanilla
CLARINETE (Licenciatura)
Horário: 10.00h
Sala: Pequeno Auditório                                                                              
Júri: Manuel Jerónimo, Francisco Ribeiro, Paulo Gaspar, Rui Martins
 
 
RAMO DE DIREÇÃO CORAL E FORMAÇÃO MUSICAL
Horário:10h - 12h30
Sala 2.1 - Prova escrita
Júri: Sandra Barroso, Helena Almeida e Silva
Prova oral estudada
Horário:14h30
Sala: 2.1
Júri: Vasco Azevedo, Paulo Lourenço, Maria Clara Coelho
Prova oral à primeira vista (salas 2.11, 2.12, 2.13, 2.14, 2.15, 2.16)
Júri: Sandra Barroso, Carlos Garcia, Manon Marques
Reserva: Helena Almeida e Silva
 
23 de Abril – 4ª feira
 
CLARINETE (Mestrados)
Horário: 10.00h
Sala: Pequeno Auditório                                                                                         
Júri: Manuel Jerónimo, Francisco Ribeiro, Paulo Gaspar, Rui Martins
MEM - Formação Musical
Horário:10h - Prova escrita
Sala: 2.1
Júri: Sandra Barroso; Helena Almeida e Silva
Horário:14h00 - Provas orais e entrevista
(salas 2.12, 2.13, 2.14, 2.15) - reservar salas até às 17h00
Júri: Carlos Garcia: Manon Marques: Helena Almeida e Silva
 
JAZZ Baixo/Contrabaixo
Horário: 11.00h
Sala: 0.79
Júri: Nelson Cascais (preside), Bernardo Moreira, Óscar Graça
 
 
24 de Abril – 5ª feira
 
PIANO Licenciatura
Horário: 10.00h
 
PIANO Mestrado
Horário: 15.00h
Sala:0.75
Júri: Miguel Henriques, Inês Andrade, Paulo Pacheco
 
 
CRAVO, TRAVERSO, FLAUTA DE BÍSEL Licenciatura/Mestrado
Horário: 10:00h
Sala: 0.69
Júri: Joana Bagulho, Pedro Castro, Elisabeth Joyé
 
2 de Maio – 6ª feira
DIREÇÃO CORAL (Mestrados)
Horário: 11:00h
Sala: 0.81
Júri: Paulo Lourenço, Clara Alcobia Coelho,    a definir
 
20 de Maio – 3ª feira
 
DIREÇÃO DE ORQUESTRA (Mestrados)
Horário: 11:00h
Sala: Grande Auditório
Júri: Jean-Marc Burfin,           a definir
 
 
 

Datas das Provas Práticas

Calendário das Provas Práticas para Acesso ao Mestrado em Ensino de Música

Ano lectivo 2019/2020

Variante de Jazz

Variante de Jazz

22 de Abril

BATERIA
10h00
Sala 0.70

GUITARRA
10h00
Sala 0.67

PIANO / VIBRAFONE / ACORDEÃO
10h00
Sala 0.79


23 de Abril

CONTRABAIXO / BAIXO ELÉTRICO
10h00
Sala 0.67

VOZ
10h00
Sala 0.79


24 de Abril

SAXOFONE / FLAUTA/ CLARINETE / VIOLINO
10h00
Sala 0.79

TROMPETE / TROMBONE
10h00
Sala 0.79

Outras Variantes

Outras Variantes

22 de Abril

FORMAÇÃO MUSICAL (prova escrita)
09h00
Salas 2.12 e 2.14

FORMAÇÃO MUSICAL (prova oral)
13h00
Salas 2.12 e 2.14

FLAUTA DE BISEL / OBOÉ BARROCO
10h00
Sala 0.69

TROMPA
11h00
Pequeno Auditório

HARPA
10h00
Sala 2.2

VIOLA DA GAMBA
14h30
Sala 0.69

CRAVO / ALAÚDE
15h00
Sala 0.69


23 de Abril

SAXOFONE
10h00
Pequeno Auditório


24 de Abril

GUITARRA
10h30
Sala 1.76

CLARINETE
13h30
Sala 1.72

CONTRABAIXO
15h00
Sala 0.84

TUBA
14h00
Pequeno Auditório

TROMBONE
18h00
Pequeno Auditório


26 de Abril

COMPOSIÇÃO (entrevistas)
10h00
Sala 0.62

TROMPETE
10h00
Sala 0.81

CANTO
10h30
Pequeno Auditório

ÓRGÃO
15h00
Igreja Evangélica Alemã


29 de Abril

FLAUTA TRANSVERSAL
10h00
Sala 1.132

VIOLINO
15h00 Sala 1.76

VIOLA DE ARCO
15h00
Sala 1.103

VIOLONCELO
15h00
Pequeno Auditório


30 de Abril

PIANO
10h00
Sala 0.75

PERCUSSÃO
11h00
Sala 1.67

FAGOTE / OBOÉ
09h30
Sala 1.130


2 de Maio

DIREÇÃO CORAL
12h às 16h
Sala 0.81


9 de Maio

DIREÇÃO ORQUESTRAL
11h30 às 13h30
Grande Auditório

Datas das Provas Práticas

 

CANTO

11 de Abril | 3.ª feira | Sala 1.76 | 15h00


CLARINETE

12 de Abril | 4.ª feira | Pequeno Auditório | 10h00


CONTRABAIXO

6 de Abril | 5.ª feira | Sala 0.84 | 10h00


FAGOTE

13 de Abril | 5.ª feira | Sala 1.76 | 10h00


FLAUTA

6 de Abril | 5.ª feira | Pequeno Auditório | 15h20


GUITARRA

6 de Abril | 5.ª feira | Sala 0.72 | 14h30


HARPA

3 de Abril | 2.ª feira | Sala 1.76 | 11h00

 

OBOÉ

13 de Abril | 5.ª feira | Sala 1.76 | 14h30


ORGÃO

10 de Abril | 2.ª feira | Sala 1.72 | 15h00


PERCUSSÃO
 
11 de Abril | 3.ª feira | Pequeno Auditório | 14h30

PIANO

6 de Abril | 5.ª feira | Sala 0.75 | 9h30

SAXOFONE 

11de abril | 3.ª feira | Sala 0.81 | 10h00


TROMBONE

5 de Abril | 4.ª feira | Pequeno Auditório | 10h00


TROMPA

13 de Abril | 5.ª feira | Sala 0.81 | 15h00


TROMPETE

3 de Abril | 2.ª feira | Pequeno Auditório | 11h00


TUBA/EUFÓNIO

11 de Abril | 3.ª feira | Sala 0.84 | 14h00


VIOLA DE ARCO

6 de Abril | 5.ª feira | Sala 1.76 | 11h00


VIOLINO

13 de Abril | 5.ª feira | Sala 0.84 | 16h00


VIOLONCELO

5  de Abril | 4.ª feira | Sala 0.84 | 16h00


COMPOSIÇÃO

12 de Abril | 4.ª feira | Sala 1.136 | 9h30


DIREÇÃO CORAL

21 de Abril | 6.ª feira | Sala 0.81 | 10h00

 

DIREÇÃO ORQUESTRAL

11 de Maio | 5.ª feira | Grande Auditório | 11h30

FORMAÇÃO MUSICAL  

PROVA ESCRITA

13 Abril | 5.ª feira | Sala 2.01 | 10h00

 

Prova ORAL

13 Abril | 3.ª feira | Sala 2.1 a 2.14 | 14h00


 

JAZZ
4 de Abril | 3.ª feira | Sala 0.79 | 10h00
 

Datas das Provas Práticas

VARIANTE DE EXECUÇÃO

VARIANTE DE EXECUÇÃO

CANTO

10 de Abril | 2.ª feira | Pequeno Auditório | 10h00
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso 

CLARINETE

13 de Abril | 5.ª feira | Pequeno Auditório | 10h00
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

CONTRABAIXO

6 de Abril | 5.ª feira | Sala 0.84 | 10h00
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

CRAVO

3 de Abril | 2.ª feira | Sala 0.69 | 11h00
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

FAGOTE

13 Abril | 5.ª feira | Sala 1.76 | 10h00
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

FLAUTA

6 de Abril | 5.ª feira | Sala 1.76 | 10h00
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

GUITARRA

17 de Abril | 2.ª feira | Pequeno Auditório | 14h00
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

HARPA

3 de Abril | 2.ª feira | Sala 1.76 | 11h00
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

OBOÉ

13 de Abril | 5.ª feira | Sala 1.76 | 14h30
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

ÓRGÃO

10 de Abril | 2.ª feira | Sala 1.72 | 15h00
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

PERCUSSÃO
 
11 de Abril | 3.ª feira | Pequeno Auditório | 14h30
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

PIANO
 
6 de Abril | 5.ª feira | Sala 0.75 | 9h30
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

SAXOFONE

11 de Abril | 3.ª feira | Sala 0.81 | 10h00
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

TROMBONE

5 de Abril | 4.ª feira | Pequeno Auditório | 10h00
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

TROMPA

13 de Abril | 5.ª feira | Sala 0.81 - 15h00 
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

TROMPETE | 3 de Abril | 2.ª feira | Pequeno Auditório | 11h00

Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

TUBA / EUFÓNIO

11 de Abril | 3.ª feira | Sala 0.84 | 14h00
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

VIOLA DE ARCO

6 de Abril | 5.ª feira | Sala 1.76 | 11h00
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

VIOLINO

13 de Abril | 5.ª feira | Sala 0.84 | 9h30
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

VIOLONCELO

5 de Abril | 4.ª feira | Sala 0.84 | 10h00
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso
VARIANTE DE COMPOSIÇÃO, DIREÇÃO CORAL E FORMAÇÃO MUSICAL

VARIANTE DE COMPOSIÇÃO, DIREÇÃO CORAL E FORMAÇÃO MUSICAL

COMPOSIÇÃO
 
PROVA CRIATIVA (Composição Estilistica)
 
11 de Abril | 3.ª feira | Sala 2.1 | 14h00
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso
 
ENTREVISTA
 
12 de Abril | 4.ª feria | Sala 1.136 | 14h00
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso
 

A data limite que os alunos terão para enviar o portfólio digital é dia 3 de Abril, paraEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


DIRECÇÂO CORAL E FORMAÇÃO MUSICAL
 
PROVA ESCRITA
12 Abril | 4.ª feira | 10h00 | Sala 2.1
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso
 
PROVA ORAL
12 Abril | 4.ª feira | 14.h00 I Salas 2.11 a 2.16
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso

DIREÇÃO DE ORQUESTRA DE SOPROS 
 
3 de Abril | 2ª feira | Sala 0.67 I 14h00
Concurso Local de Acesso
Concursos Especiais e de Mudança de Par Instituição/Curso
VARIANTE DE JAZZ

VARIANTE DE JAZZ

JAZZ 
 
3 de Abril | 2.a feira | Sala 0.79 | 10h00
Concursos Especiais e Mudança de Par Instituição/Curso 
ACORDEÃO
 
6 de Abril | 5.ª feira | Sala 0.70 | 11h00
Concurso Local de Acesso

 
BAIXO ELÉCTRICO
 
11 de Abril | 3.ª feira | Sala 0.79 | 11h00
Concurso Local de Acesso

 


BATERIA  
 
11 de Abril | 3.ª feira | Sala 0.79 | 14h00
Concurso Local de Acesso

 


CLARINETE
 
5 de Abril | 4.ª feira | Sala 0.70 | 11h00
Concurso Local de Acesso

CONTRABAIXO 
 
11 de Abril | 3.ª feira | Sala 0.79 | 11h00
Concurso Local de Acesso

  


FLAUTA
 
5 de Abril | 4.ª feira | Sala 0.70 | 11h00

Concurso Local de Acesso


GUITARRA ELÉCTRICA 
 
5 de Abril | 4.ª feira | Sala 0.67 | 11h00 
Concurso Local de Acesso
 

PIANO
 
6 de Abril | 5.ª feira | Sala 0.70 | 11h00
Concurso Local de Acesso

SAXOFONE

5 de Abril | 4.ª feira | Sala 0.70 | 11h00
Concurso Local de Acesso

TROMBONE
 
6 de Abril | 5.ª feira | sala 0.79 | 11h00
Concurso Local de Acesso

TROMPETE
 
6 de Abril | 5.ª feira | sala 0.79 | 11h00
Concurso Local de Acesso
 

VIBRAFONE
 
6 de Abril | 5.ª feira | sala 0.70 | 11h00

VIOLINO

4 de Abril | 3.ª feira | Sala 0.70 | 11h00 
Concurso Local de Acesso

VOZ
 
5 de Abril | 4.ª feira | Sala 0.79 | 11h00
Concurso Local de Acesso
 
 

 

Decretos de Lei associados

  • An Adobe Acrobat file RegRegimedeReingeMudancaParInstituicaoCurso
  • An Adobe Acrobat file Regulamento das provas especificas para maiores de 23 | Licenciatura em Musica
  • An Adobe Acrobat file Regulamento das provas especificas para maiores de 23 | Licenciatura em Tecnologias da Musica
  • An Adobe Acrobat file Regulamentos Concursos de Acesso | Concursos Especiais
  • An Adobe Acrobat file Regulamentos Concursos de Acesso | Estudante Internacional

Divulgação de Eventos

Brevemente disponível.

Por agora, para poder efectuar o seu pedido de Divulgação de Eventos, por favor envie email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Divulgação de Eventos | Ex-Alunos

Brevemente disponível.

Por agora, para poder efectuar o seu pedido de Divulgação de Eventos, por favor envie email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. identificando-se como Ex-Aluno da ESML.

Em actualização

aguarde...

Estudante a Tempo Parcial | Regulamento para o ano letivo 2018/2019

Âmbito

Considera-se Estudante a Tempo Parcial aquele aluno que, encontrando-se matriculado na ESML, se inscreve a um número de unidades curriculares a que correspondam um número máximo de 30 ETCS por ano letivo.

Candidatura

A candidatura consiste na entrega de um requerimento, no qual o candidato deverá enunciar as unidades curriculares e respetivos ECTS às quais se pretende inscrever no presente ano letivo. A atribuição do estatuto de estudante a tempo parcial representa uma redução de 40% no valor anual da propina. O critério de seriação de candidatos tem em conta o número de créditos em falta para conclusão do ciclo de estudos que frequentam. Os candidatos serão seriados por ordem crescente do número de créditos em falta.

Os candidatos deverão proceder à candidatura presencialmente. Para tal, deverão dirigir-se aos Serviços Académicos da ESML, durante o horário de funcionamento deste serviço.

Vagas – 30

Calendário

Prazo de candidaturas: 2 a 5 de Novembro
Entrega dos processos ao júri: 7 de Novembro
Análise de candidaturas: 8 e 9 de Novembro
Afixação dos resultados: 14 de Novembro
Reclamações: 15 e 16 de Novembro
Afixação dos resultados finais: 19 de Novembro


Contactos

Todas as dúvidas deverão ser remetidas para os Serviços Académicos da ESML.

Formulário de Inscrição em Unidade Curricular de Opção

 Regulamento das UCs Opcionais Regulamento das UCs Opcionais

 Regulamento das UCs Opcionais Regulamento das UCs Opcionais

Como parte integrante dos Planos Curriculares os alunos irão necessitar de realizar ao longo dos seus estudos na ESML várias Unidades Curriculares (UCs) Opcionais.
O aluno poderá frequentar as seguintes UCs opcionais:

  1. Qualquer UC das licenciaturas da ESML que não faça parte do Plano Curricular do Ramo frequentado pelo aluno (dentro do limite das vagas disponíveis) e que não atribua mais do que 4 créditos;
  2. Qualquer UC apresentada na Lista de UCs de Opção disponibilizada pela ESML no início de cada semestre na página dos Serviços Académicos do site da escola;
  3. UCs a realizar noutras escolas do IPL, ou em instituições de ensino superior nacionais com as quais a ESML tenha protocolos de cooperação, mediante autorização prévia (para informações sobre o procedimento deverá dirigir-se aos Serviços Académicos).

IMPORTANTE!

  • A inscrição numa UC de Opção implica a sujeição ao regime de faltas e ao sistema de avaliação em vigor para essa UC.
  • É unicamente da responsabilidade do estudante a escolha de uma UC opcional cujo horário seja compatível com o horário das UC do seu plano de estudos.
  • Não podem ser feitas como UCs de Opção as UCs nucleares de qualquer Variante/Ramo.
  • A frequência de UCs de Opção está dependente não só do número de vagas disponíveis em cada semestre, como também do parecer do docente responsável pela UC relativamente à compatibilidade da formação do aluno com as exigências básicas da UC (por exemplo, o nível mínimo de técnica instrumental para poder frequentar um agrupamento).

Como se inscrever numa UC Opcional

Para inscrição em UCs a realizar fora da ESML (ver ponto 3 da lista anterior) o aluno deverá dirigir-se aos Serviços Académicos para iniciar o processo.
Nos restantes casos a inscrição é realizada da seguinte maneira:

  1. Contacte o docente responsável pela UC que deseja frequentar, de modo a obter um parecer positivo relativamente a adequação da UC à formação do aluno (ver caixa "IMPORTANTE");
  2. Aceda ao Formulário Online de Inscrição em UCs de Opção, disponível na página dos Serviços Académicos do site da ESML;
  3. Preencha o formulário com todos os dados requeridos até ao final do período definido para cada semestre.

ATENÇÃO: As inscrições para UCs de Opção de 1º semestre encerrarão no dia 31 de Outubro de 2019, às 23h59.


home

Horários das UCs com várias turmas - 2018/2019

Formação Auditiva A1 e A2

2ª feira, 11h30 - sala 2.12
Turma A - Dra. Sandra Barroso

3ª feira, 11h - sala 2.1
Turma B - Dr. Francisco Cardoso

3ª feira, 14h - sala 2.12
Turma C - Dra. Sandra Barroso

3ª feira, 15h30 - sala 2.12
Turma D - Dra. Sandra Barroso

4ª feira, 12h - sala 2.14
Turma E - Prof. Cristina Brito da Cruz

5ª feira, 13h30 - sala 2.14
Turma F - Prof. Cristina Brito da Cruz

6ª feira, 10h00 - sala 2.16
Turma G - Prof. Cláudia Casquilho

6ª feira, 11h30 - sala 2.16
Turma H - Prof. Cláudia Casquilho

Formação Auditiva A3 e A4

2ª feira, 13h - sala 1.136
Turma A - Prof. Manon Marques

3ª feira, 10h - sala 2.13
Turma B - Prof. Helena Almeida

3ª feira, 11h30 - sala 2.13
Turma C - Prof. Helena Almeida

3ª feira, 16h30 - sala 2.14
Turma D - Prof. Cristina Brito da Cruz

4ª feira, 13h30 - sala 1.136
Turma E - Prof. Clara Alcobia Coelho

4ª feira, 15h00 - sala 1.136
Turma F - Prof. Clara Alcobia Coelho

5ª feira, 13h30 - sala 1.136
Turma G - Prof. Clara Alcobia Coelho

Repertório de Orquestra

2ª feira, 11h00 às 12h00
Turma A – Dr. Roberto Pérez

3ª feira, 14h00 às 15h00
Turma B – Dr. Roberto Pérez

Análise Musical A1 e A2 (para instrumentistas e cantores)

3ª feira, 09h00 às 11h00- sala 2.12
Turma A – Dr. Roberto Pérez

5ª feira 09h00 às 11h00
Turma B – Prof. Vasco Azevedo

Análise Musical A3

2ª feira, 11h00 às 13h00
Turma A – Dr. Luís Tinoco

3ª feira, 16h00 às 18h00
Turma B – Dr. Carlos Fernandes

Repertório de Orquestra

2ª feira, 11h00 às 12h00
Turma A – Dr. Roberto Pérez

3ª feira, 14h00 às 15h00
Turma B – Dr. Roberto Pérez

 

Informações Gerais

FICHAS DE UNIDADE CURRICULAR

REGIME DE FREQUÊNCIA DA LICENCIATURA EM MÚSICA

REGIME DE FREQUÊNCIA DA LICENCIATURA EM TECNOLOGIAS DA MÚSICA

REGULAMENTO DAS UCS OPCIONAIS

REGULAMENTO DOS PROJECTOS CURRICULARES (UC DE OPÇÃO)

VALIDAÇÃO DE NOVO PROJECTO CURRICULAR (UC DE OPÇÃO)

Information for International Students

CURRICULAR UNITS

BACHELOR IN MUSIC HANDBOOK

BACHELOR IN MUSIC TECHNOLOGIES HANDBOOK

MASTER IN MUSIC HANDBOOK

Inscrições às Unidades Curriculares Opcionais para o ano letivo 2018/2019

A ESML disponibiliza aos seus estudantes várias unidades curriculares opcionais. Todas as Unidades Curriculares, a funcionar como opcionais, estão abertas às preferências dos estudantes dos cursos da ESML.

Para efectuar a inscrição numa unidade curricular (UC) de Opção o aluno deve realizar os seguintes passos:

  1. Obter uma "Ficha de Opção" junto da secretaria dos Serviços Académicos;
  2. Preencher a "Ficha de Opção" com os dados relativos à UC de opção pretendida;
  3. Apresentar a ficha ao docente que lecciona a UC de opção pretendida, para aprovação e assinatura;
  4. Entrega da respectiva ficha devidamente preenchida e com a assinatura do docente da UC no máximo até ao dia 31 de Outubro de 2018, nos Serviços Académicos durante as horas de funcionamento.

Os estudantes das Licenciaturas da ESML podem escolher:

  • Qualquer Unidade Curricular que conste na "Lista de UCs opcionais", afixada no quadro de informações junto da secretaria dos Serviços Académicos, no início do ano letivo;
  • Qualquer Unidade Curricular das licenciaturas da ESML que não faça parte do currículo da Licenciatura/Variante/Ramo que o aluno frequenta, dentro do limite das vagas disponíveis. Estas UCs constam dos planos de estudos e não podem ter mais de 4 créditos.
  • UCs a realizar em instituições de ensino superior nacionais com as quais a ESML tem protocolos de cooperação, e mediante autorização prévia (consultar junto da secretaria dos Serviços Académicos);

IMPORTANTE: É unicamente da responsabilidade do estudante a escolha de UCs opcional cujo horário seja compatível com o horário das UCs do seu plano de estudos.

 

Internacional

Lista Definitiva de Seriação dos Candidatos - Acesso 2023/2024

 

CANTO – N.º de Vagas – 2

 

Candidatos Seriação Situação
Márcia Massicame 1º Colocado
Catarina Gomes Campos de Carvalho 2º Colocado
Tiago João Martins Castro Simas 2º Colocado
Cristiana Mota Machado 4º Não Colocado
Lucinda Isabel Campos de Melo Colaço do Rosário 4º Não Colocado
Sofia da Costa Lopes 6º Não Colocado

 

COMPOSIÇÃO – N.º de Vagas – 2

Candidatos Seriação Situação
João Baeta Castro Caldas 1º Colocado
Marta Mendes Pereira Domingues 1º Colocado
Nuno Maria Mendes Almeida d'Eça 3º Não Colocado
Diogo Moura de Almeida Pinho Lopes 4º Não Colocado
Francisco de Lagos Roque Pessanha Gomes 4º Não Colocado
Luís Manuel da Costa Caldas Vilaverde Justino 6º Não Colocado
Mariana Inês Nunes Ribeiro 6º Não Colocado
Inês da Costa e Castro Rio Alves 8º Não Colocado

 

DIREÇÃO CORAL – N.º de Vagas – 1

Candidatos Seriação Situação
Mara Lisa Pereira Monteiro 1º Colocado
Felipe Lemus Duarte Corrêa 2º Não Colocado
Tiago Miguel Costa Horta 3º Não Colocado

 

DIREÇÃO ORQUESTRAL – N.º de Vagas – 1 

Candidatos Seriação Situação
Miguel António Botelho Valente 1.º Colocado
Cláudio Veloso Batista * N/A

 

FORMAÇÃO MUSICAL – N.º de Vagas – 1

Candidatos Seriação Situação
Ana Rita Pedrinho 1º Colocado
Sara Maria Franca da Fonseca Pestana 2º Não Colocado
Maria da Cunha Rebelo 3º Não Colocado
José Miguel Duarte Oliveira * N/A

 

MÚSICA ANTIGA - N.º de Vagas - 1

Candidatos  Seriação Situação
TRAVERSO    
Catarina Passos de Oliveira 1º Colocado

 

INSTRUMENTO

CLARINETE – N.º de Vagas – 2

Candidatos Seriação Situação
Jorge Manuel Marques Gomes Camacho 1º Colocado
Leonídio Dykiy 2º Colocado
Hélia Cristina Matado Varanda 3º Não Colocado
Pedro Godinho dos Santos Guerreiro 3º Não Colocado
Sandrina Torres Bárbara 5º Não Colocado
Filipa Silva Gomes 6º Não Colocado

 

CONTRABAIXO – N.º de Vagas – 1

Candidatos Seriação Situação
Raquel Sousa Araújo 1º Colocado
Maria Delmar Gouveia Rodrigues Martins Fernandes 2º Não Colocado
João Paulo Chaves Pinto 3º Não Colocado

 

FLAUTA TRANSVERSAL – N.º de Vagas – 2

Candidatos Seriação Situação
Rui Pedro Medeiro de Matos 1º Colocado
Ondina Munhoz Osterdahl 2º Colocado
Ana Clara Alves e Sousa 3º Não Colocado
Gabriela Alves Martins 4º Não Colocado
Inês Falcate Alegria 4º Não Colocado
Joel Ferreira 6º Não Colocado
Rute Alexandra Ribeiro Aguiar 6º Não Colocado
Mariana Brandão Fernandes 8º Não Colocado
Margarida Ribeiro Lima 9º Não Colocado
Maria Inês de Oliveira Freitas 9º Não Colocado
Maeva Lourenço Pereira 11 Não Colocado
Afonso Manuel Cabral Neves Gaspar 12 Não Colocado
Ana Luísa Gouveia Catanho * N/A
Hélio Jesus Ribeiro Santos * N/A
Joana Basílio Mendes * N/A

 

GUITARRA – N.º de Vagas – 1

Candidatos Seriação Situação
Francisco Alpoim Filipe Ferreira Pimenta 1º Colocado
Miguel Ângelo Ramos Silva 1º Colocado

 

HARPA – N.º de Vagas – 1

Candidatos Seriação Situação
Inês Barata Feio Paixão Cavalheiro 1º Colocado
Rebeca Amorim Csalog 1º Colocado
Ema Cristina Marques Vieira da Silva Pereira 3º Não Colocado

 

OBOÉ – N.º de Vagas – 2

Candidatos Seriação Situação
Luís Pérez 1º Colocado
Carla Lourenço Pereira 2º Colocado
Sara Raquel Freitas Neves 2º Colocado
Ana Beatriz Teixeira Martins 4º Não Colocado
Rodrigo Filipe Moreno Farçadas Marçal Marques 5º Não Colocado
Salomé Pereira Sousa Tomás 6º Não Colocado

 

PERCUSSÃO – N.º de Vagas – 1

Candidatos Seriação Situação
João Silva Pinto Duro 1º Colocado
Vicente Pereira de Vasconcelos Simão 1º Colocado
Francisco Ramos Cipriano 3º Não Colocado
João Pedro da Silva Pinheiro 3º Não Colocado
Miguel José Ricardo Pires 5º Não Colocado
Nelson Filipe Morais Ferreira 5º Não Colocado
João Miguel Braga Simões * N/A

 

PIANO – N.º de Vagas – 1

Candidatos Seriação Situação
António José da Nóbrega Coelho Esteves Antunes 1º Colocado
Manuel Prata da Costa Amaral Pereira 1º Colocado
Jeferson Cordeiro de Mello * N/A
Rui Pedro Braga Simões da Rocha Peixoto * N/A

 

SAXOFONE – N.º de Vagas – 2

Candidatos Seriação Situação
Ana Marta Mendes Simões 1º Colocado
André Rodrigues Monteiro 1º Colocado
Tomás Reis Martins 1º Colocado
João Guilherme Reduto Horta Correia 4º Não Colocado
Mariana Filipa de Sousa Silva 4º Não Colocado
André Bernardo Castanheira Finote Soares 6º Não Colocado
Rita Sofia Nunes Fernandes 6º Não Colocado
Pedro Donga Amaro 8º Não Colocado
Daniel Emanuel Moreira Marques 9º Não Colocado
Raquel Luzia Pais da Silva Alexandre * N/A

 

TROMBONE – N.º de Vagas – 1

Candidatos Seriação Situação
Tiago Ferreira Cortes 1º Colocado
Diogo Miguel Robalo Ramos 2º Não Colocado
João Francisco Henriques Pestana * N/A

 

TROMPA – N.º de Vagas – 2

Candidatos Seriação Situação
João Francisco Nunes Junceiro 1º Colocado
Paulo Emanuel Bessa da Costa 1º Colocado
Samuel Ferreira Marques 3º Não Colocado
Maria Inês da Silva Geirinhas 4º Não Colocado
Filipe António Santos Lopes 5º Não Colocado
Helena Gabriela Jorge dos Santos 6º Não Colocado
César Rafael Rodrigues Luís * N/A

 

TROMPETE – N.º de Vagas – 1

Candidatos Seriação Situação
Daniel José Felamino Guerreiro 1º Colocado
Hugo do Nascimento Pinto 1º Colocado
Rui Alexandre da Silva Gil 3º Não Colocado
Sérgio Miguel Cabral 3º Não Colocado

 

TUBA – N.º de Vagas – 1 

Candidatos Seriação Situação
Eduardo Filipe Gonçalves Pereira 1º Colocado
Tiago Franco dos Santos 1º Colocado
José Daniel dos Santos Gomes Correia 3º Não Colocado

 

VIOLA DE ARCO – N.º de Vagas – 1

Candidatos Seriação Situação
Camille Malheiro Estevão 1º Colocado
Sara Botão Valentim 2º Não Colocado
André Filipe Gomes Teixeira 3º Não Colocado

 

VIOLINO – N.º de Vagas – 2 

Candidatos Seriação Situação
Ana Sofia Resende Ribeiro de Faria 1º Colocado
Madalena Fêo e Torres Correia Teixeira 2º Colocado
Sofia de Sousa Duarte Castanheira Francisco 3º Não Colocado
Luís Xavier Silva Pereira 4º Não Colocado
Ândria Isabel Taubé Bandjai 5º Não Colocado
Bárbara Carolina Silva Valença 5º Não Colocado
Mariana Jacinto Santos 5º Não Colocado
Carolina Maria Oliveira Pinto 8º N/A

 

VIOLONCELO – N.º de Vagas – 1 

Candidatos Seriação Situação
Adriana Gomes Barros Gonçalves 1º Colocado
Alessio Giovanni Silveira da Cunha 1º Colocado
Mohan Henrique de Oliveira Shaw 3º Não Colocado
Lívia Alexandra Mendes Fernandes 4º Não Colocado

 

 

* Reprovou / Faltou

Lista de Seriação dos Candidatos - Acesso 2025/2026

 

Áreas de Especialização Seriação Situação Vagas
CANTO     1
Laura dos Santos Martins 1º Colocado  
Mariana Lourenço Chaves 1º Colocado  
       
COMPOSIÇÃO     2
António Manuel Ribeiro Narciso 1º Colocado  
Bruna Mariano Rodrigues Santander 2º Colocado  
Mafalda Rocha Lemos 2º Colocado  
Miguel Tiago Moura 2º Colocado  
Ricardo Filipe Nunes Pires Mestre * N/A  
       
DIREÇÃO DE ORQUESTRA     2
Gonçalo Pinto dos Santos 1º Colocado  
Nuno André Ferreira Pinheiro Areia 2º Colocado  
Henrique Filipe Destoop Duarte 3º Não Colocado  
Samuel Filipe dos Santos Silva Pascoal 4º Não Colocado  
Ivo Renato da Rocha Pinto * N/A  
Ricardo Filipe Nunes Pires Mestre * N/A  
Ruben Dario Rego Henriques * N/A  
       
INSTRUMENTO      
       
CLARINETE     3
Catarina Isabel de Oliveira Passos 1º Colocado  
Inês Cristina Catarino Pereira 1º Colocado  
Catarina Filipa Januário Costa Crespo 3º Colocado  
       
FLAUTA     2
Maria Eduarda Ferreira Carvalho 1º Colocado  
Carolina Maria Garanito de Alegria Faria * N/A  
Rocio González Zapata * N/A  
       
GUITARRA     1
Tomás Camilo Arsénio 1º Colocado  
       
OBOÉ     1
Sofia Frazão Santos Rosa 1º Colocado  
       
PERCUSSÃO     1
Irene Martinez Hernández 1º Colocado  
       
PIANO     3
Francisco Hélder Junça Soares Freire Costa 1º Colocado  
Kateryna Vovk 2º Colocado  
Paloma Gómez Fernández 2º Colocado  
Anna Luísa Pires Silva * N/A  
Moisés Nehme Escudero * N/A  
Rute Isabel Abraão Raminhos * N/A  
       
SAXOFONE     1
Marta Laginha Santos Antão 1º Colocado  
       
TROMBONE     1
Pedro Alexandre Teixeira Cardoso 1º Colocado  
       
TROMPA     1
Pedro Miguel Lopes Pereira 1º Colocado  
       
TROMPETE     1
Joana de Almeida Trindade Duarte Fernandes 1º Colocado  
       
TUBA     1
Miguel Fernandes Cardoso 1º Colocado  
       
VIOLA DE ARCO     1
João Carlos Luxembourg Lopes Barata 1º Colocado  
João Gabriel Pestana Marcos 1º Colocado  
       
VIOLINO     1
Tânia Amaral Nércio 1º Colocado  
José Nuno Gomes Portela de Almeida Ribeiro * N/A  
       
VIOLONCELO     1
Teresa Inês Azevedo Fontes Bastos Martins 1º Colocado  
       
JAZZ     5
Marta Sofia Rocha Rodrigues 1º Colocado  
José Manuel Leiria Amoreira 2º Colocado  
José Luís Pereira Lampreia Delgado Mestre 2º Colocado  
Guilherme Ribeiro Fradinho 2º Colocado  
Jeremias Sexta da Cunha Cumba 5º Colocado  
Alexandre Carreira Castaldo 5º Colocado  
Maria Fructuoso da Fonseca 5º Colocado  
Martim Marau Lopes Correia 8º Não colocado  
Cláudio Valério Campos 9º Não colocado  
Anaís Miriam Martins Dias 9º Não colocado  
Philippe Emmanuel Monteiro Paymal 11º Não colocado  
Eduardo José Mateus Saragoça 11º Não colocado  
Ana Carolina Peixoto de Moura 11º Não colocado  
Eduardo Alves de Barros Santiago Cal * N/A  
Vicente de Sá Silva Mesquita de Oliveira * N/A  
Evandro Gomes Capitão * N/A  


* Reprovou / Faltou
 

Pág. 2 de 5
  • Início
  • Anterior
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • Seguinte
  • Fim

Corpo Docente

  • Composição
  • Direcção Coral e Formação Musical
  • Direcção Orquestral
  • Canto
  • Jazz
  • Música de Câmara
  • Cordas dedilhadas (Guitarra e Harpa)
  • Madeiras
  • Metais
  • Percussão
  • Arcos
  • Órgão
  • Piano
  • Tecnologias da Música
  • Acompanhadores
  • Música Antiga
  1. Está em...  
  2. Entrada
  3. PESSOAS
  4. Corpo Docente
  5. Direcção Orquestral
  6. Uncategorised

Localização e contactos

  • Escola Superior de Música de Lisboa,Campus de Benfica do IPL | Lisboa 1500-651
  • esml@esml.ipl.pt
  • +351 210 464 800
  • +351 933 459 008
  • GPS: 38.746209,-9.196755,16
  • Termos e condições

Horário de funcionamento

Horário de Funcionamento
 
Dias úteis - das 8h30 às 23h30
Fins de semana e Feriados - das 10h00 às 20h00
 
A ESML encerra nos dias 24, 25 e 31 de Dezembro de 2024 e 1 de Janeiro 2025
 
 
 

Investigação

cesem transpesml white

Online

PORTFOLIOS
https://portfolios.esml.ipl.pt/
Compositores | Obras | Partituras | Textos | Áudio e Vídeo

PERFORMANCE E CONTEXTO
https://perf.esml.ipl.pt/
performance, registo audiovisual e reflexão em torno de objectos artísticos, no campo da performance musical.

MUSICED
https://musiced.esml.ipl.pt/
Perspetivas sobre o ensino de música

COMPOSIÇÃO ESML
https://esmlcomposition.blogspot.com/
Blog dedicado às actividades da comunidade da Composição da ESML-Escola Superior de Música de Lisboa